Categorias

Versão 25 do Google Chrome vai bloquear a instalação silenciosa de extensões

Chrome 25 vai bloquear extensões silenciosas

O Google informou que a versão 25 do Chrome vai bloquear qualquer programa que tente instalar recursos – como uma barra de ferramentas, ou um campo adicional de buscas – sem a permissão do usuário. Como o navegador ainda está na versão 23, o recurso pode demorar um pouco a ficar disponível para os usuários.

Esse tipo de instalação era muito comum em versões antigas do Internet Explorer e do Firefox. Antivírus e aplicativos como o Skype poderiam levar “conteúdo extra” ao navegador, que poderia não ser instalado se o usuário simplesmente prestasse atenção aos procedimentos de instalação.

Porém, a instalação não está completamente bloqueada. O Chrome avisará que algo foi instalado, e vai trazer a opção de remover completamente o conteúdo instalado. Caso o aplicativo tente instalar novamente, a solicitação será automaticamente bloqueada, sem a intervenção do usuário.

O Google aconselha os desenvolvedores a criar sites para a instalação por vontade própria do usuário, que deverá clicar para instalar. Assim, o navegador não impedirá a instalação.