Categorias

Veteranos do Google e Apple se unem para criar robôs que estimulam crianças a programar

Já imaginou ver crianças programando, literalmente, por diversão? Esse é o objetivo do Play-i, um novo projeto de robôs que ensinam linguagens de programação enquanto os pequenos brincam com eles.

O programa foi criado por um grupo de ex-executivos do Google e da Apple, que pretendem utilizar narrativas direcionadas para ensinar crianças a escrever códigos: deixando o aprendizado tradicional (que requer conhecimento de estrutura linguística e matemática) de lado, os robôs usam interação, músicas e histórias infantis para atrair a atenção das crianças.

Par de robôs estimula crianças a programar brincando
Par de robôs estimula crianças a programar brincando

As crianças interagem com os robôs Yana e Bo, dando-lhes instruções. Isso pode ser feito através de um aplicativo para tablets e smartphones, que ensina a criança a arrastar e soltar uma seqüência de blocos que formam comandos. “Conforme eles fazem isso, podemos começar a introduzir outros elementos básicos da codificação, como o conceito de ciclos”, explicou Vikas Gupta, ex-funcionário do Google e cofundador do Play-i.

Bo, que pode tocar música em um xilofone, também responde a comandos físicos. “Você pode movê-lo e ele vai se lembrar do movimento, armazená-lo como um comando, e permitir que você o reproduza ou insira em uma seqüência”, afirmou Gupta.

Bo toca xilofone através de comandos
Bo toca xilofone através de comandos

Além de estímulo através de diversão, o projeto aposta na memória dos pequenos: “Se você pedir para que uma criança de quatro ou cinco anos escreva códigos, ela terá dificuldade para organizar uma longa sequência de comandos. Mas, se você reformular isso como uma letra de música ou uma história com narrativa, crianças dessa idade podem criar e lembrar-se de sequências longas e complexas”, explicou o executivo.

De acordo com a empresa, os robôs vão trabalhar com linguagens de programação desde as mais básicas, como C, até as mais complexas, como Python. “Esperamos que o Yana e Bo coloquem [as crianças] no caminho para uma vida inteira de programação”, disse Gupta. “E pretendemos fornecer-lhes as ferramentas que possam precisar ao longo do caminho”.

O projeto está atualmente arrecadando fundos através do Kickstarter e sua meta é de US$ 250 mil.