Categorias

Vírus de computadores podem ser tão perigosos quanto ataques terroristas

Hackers podem ser tão perigosos quanto terroristas

O fundador da Kaspersky Labs, Eugene Kaspersky, afirmou que vírus de computadores podem ser ameaças tão grandes quanto ataques terroristas, e, futuramente, poderão causar destruição física.

Para ele, as tecnologias para a internet evoluem muito rápido, e as ameaças cibernéticas evoluem em igual velocidade. Ele acredita, por exemplo, que será totalmente plausível que os réus abram as celas das prisões dos EUA através de seus smartphones, visto que estas são conectadas à rede.

Ele ainda comparou programas maliciosos – como o vírus chamado “outubro vermelho”, descoberto recentemente – com ataques terroristas. O especialista Mikko Hypponen, da F-Secure Corporation, acredita que, futuramente, as guerras serão travadas a partir de computadores, pois “o potencial destruidor dos programas maliciosos é imenso e absolutamente comparável ao das armas tradicionais”.

As declarações de ambos os pesquisadores foram dadas na nona edição da Digital Life Design, conferência sobre o mundo digital que aconteceu entre os dias 20 e 22, em Munique.