Categorias

Vivo, TIM e Claro vão atuar em todo o país

A Vivo, Claro e TIM estarão presentes em todo o país e a Oi poderá explorar serviços em São Paulo.

Após a realização dos leilões de sobra de freqüências em Brasília, praticamente todas as grandes operadoras do país ampliaram sua área de concessão para explorar serviços de telefonia.

As principais vencedoras do leilão foram Vivo, Claro e TIM, que compraram faixas que lhes dão o direito de atuar em todos os Estados brasileiros.

A Vivo, por exemplo, poderá oferecer seus serviços na região Nordeste, onde praticamente não atuava. A operadora do grupo Telefônica e Portugal Telecom ganhou o Lote 22 do leilão, o que lhe dá o direito de entrar nos mercados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Já a Claro comprou o Lote 16 (municípios de Londrina e Tamarana no Paraná) e o Lote 20 (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão e Roraima). A TIM já possuía licenças para atuar em todo o país.

O mercado mais rico do país, o Estado de São Paulo, será explorado em breve também pela Oi, que obteve autorização para entrar na região paulista.

Os moradores da Grande São Paulo poderão, no futuro, contar com cinco opções de operadoras móveis. Além de Vivo, TIM, Claro e Oi, uma nova operadora, a Unicel, prepara rede para entrar na região.

Segundo a Anatel, os negócios realizados esta semana em Brasília devem ser homologados pela Agência no próximo mês.

Após a homologação, as empresas vencedoras têm até 12 meses para iniciar a oferta de serviços nas regiões escolhidas. O prazo, no entanto, deve ser menor, já que as empresas têm pressa de entrar em novos mercados e ampliar sua carteira de clientes.

O mercado de telefonia móvel é um dos que se expande mais rapidamente na economia brasileira. Segundo a Anatel, em agosto deste ano foram contabilizadas 110 milhões de linhas móveis ativas no Brasil.

A agência explica ainda que a venda de freqüências está obtendo ágio médio de 40% nas ofertas recebidas pelas operadoras.

Com informações de INFO Online.