Categorias

Volume de downloads ilegais de games não é tão alarmante quanto afirmam as desenvolvedoras

Pirataria não é tão grande quanto é divulgado
Um estudo conduzido por pesquisadores das universidades de Waterloo (Canadá), Aalborg e Copenhague (Dinamarca) constatou que o número de downloads ilegais de games não é tão alto quanto as grandes desenvolvedoras sugerem.

O estudo foi feito baseando-se na análise do tráfego de 173 jogos baixados através do BitTorrent, durante três meses. Ao longo desse período, os jogos foram baixados ilegalmente por 12,6 milhões de pessoas.

Os pesquisadores encontraram divergências entre os dados coletados por eles e os divulgados por organizações como a Associação de Softwares de Entretenimento (ESA). O estudo sugere que as pesquisas anteriores sobre o assunto foram tendenciosas, dado o interesse da indústria em reduzir a pirataria.

Segundo o texto, as informações sobre a extensão da pirataria online e a distribuição deste conteúdo por títulos e gêneros são bastante escassas.

– Alguns mitos sobre esse assunto são errados. Por exemplo, dizem que os jogos de tiro dominam a pirataria, mas vimos muita atividade de jogos infantis e familiares no BitTorrent – afirmou o representante do departamento de comunicação e psicologia da Universidade de Aalborg, Anders Drachen.

O gênero mais buscado pelos usuários no BitTorrent foi o RPG, com 18,9% dos downloads. Jogos de ação, tiro e corrida também tiveram um alto índice de procura.

O estudo também mostrou possível relação entre os jogos mais pirateados e os games mais bem avaliados no Metacritic.

No período analisado, os 10 games mais pirateados foram Fallout: New Vegas, Darksiders, Need for Speed: Hot Pursuit, NBA 2K11, Tron: Evolution, Call of Duty: Black Ops, StarCraft 2, Star Wars: The Force Unleashed II, Two Worlds II e The Sims: Late Night.