Categorias

Volvo iniciará teste público com 100 carros autônomos em 2017

Em 2017, cem carros a mais estarão circulando pelas ruas de Gothenburg, na Suécia, enfrentando condições reais de tráfego. A diferença é que estes veículos da Volvo não terão ninguém no volante.

A ousada proposta da fabricante de automóveis é uma resposta aos esforços das rivais no desenvolvimento de carros autônomos. O projeto batizado de Drive Me permite que os veículos se dirijam sozinhos, sem interação dos passageiros, baseados em informações coletadas de diversos sensores instalados para captar o ambiente ao redor.

Ao contrário de ações de apresentação de fabricantes como a Audi ou a Mercedes-Benz, a Volvo não pretende mostrar seus modelos em situações controladas como simulações ou pistas de corrida desertas, mas no trânsito normal do dia-a-dia. Para esse desafio foi escolhida a cidade sueca que também é sede da empresa.

volvo

O Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Peter Mertens anunciou a empreitada durante uma conferência online para a imprensa e foi categórico: “nós vamos fazer isso com tráfego real com usuários reais e carros reais”. A empresa está no momento trabalhando junto à prefeitura de Gothenburg para o projeto piloto.

Para Mertens, “direção autônoma irá mudar fundamentalmente a forma como nós olhamos para o ato de dirigir. Isso transforma o translado diário entre casa e trabalho de um tempo perdido para um tempo qualitativo, abrindo novas oportunidades para trabalho e prazer”.