A votação pelo andamento do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados mobilizou o Twitter durante todo o Domingo.
No final do dia, a principal hashtag, #ImpeachmentDay, já havia reunido mais de 2,3 milhões de tuítes, funcionando como um termômetro da opinião pública dos usuários da rede social.
A hashtag liderou a lista dos Assuntos do Momento do Brasil ao reunir simpatizantes tanto do impeachment quanto aqueles contrários à votação. A opinião dos internautas também ficou pulverizada ao longo do dia entre outras hashtags, como #ForaDilma, #NaoVaiTerGolpe, #RespeiteasUrnas, #ImpeachmentJa ou o debochado #TchauQuerida. Confira abaixo o volume de mensagens publicadas sob a hashtag #ImpeachmentDay:
No pico da votação, #ImpeachmentDay chegou a ter um tráfego de 6.500 tuítes por minuto. Na medida em que os deputados federais faziam seus discursos de dez segundos e declaravam seu voto, muitos deles também se tornavam assunto da rede social, mantendo a votação no topo dos trending topics. Nomes como Paulo Maluf, Tiririca, Bolsonaro e Jean Wyllys apareceram entre os mais comentados.
Como é de costume no Twitter, os memes também marcaram sua presença e o bom-humor do brasileiro não deixou de comparecer nesse Domingo:
podiam ter pedido o cenário do silvio santos emprestado pra fazer isso mais rápido #ImpeachmentDay pic.twitter.com/dzr5a9RuBz
— Robledo Gomes (@RobledoGomes) 17 de abril de 2016
VOTE NO MELHOR ARGUMENTO PRÓ IMPEACHMENT:#ImpeachmentDay pic.twitter.com/YT2okzIXwS
— cleytu (@cleytu) 17 de abril de 2016
só peço isso #ImpeachmentDay pic.twitter.com/rbVzVxVFnG
— gótico raro (@gordaopvcs) 18 de abril de 2016