Categorias

Western Digital apresenta disco rígido de 10TB preenchido com hélio

Está com problemas de espaço? Seu HD de 1TB já não é mais suficiente? Que tal dar uma olhada no novo disco rígido anunciado pela Western Digital? Ou melhor, que tal dar uma lida em algumas informações a respeito? Sim, pois o produto a respeito do qual iremos falar a seguir ainda não está disponível no mercado.

A Western Digital, através de sua subsidiária HGST, apresentou um HD de 10TB. Seria, até mesmo segundo a empresa, o primeiro HD com tal capacidade do mundo, superando até mesmo os da Seagate anunciados durante o mês passado.

HD Western Digital Ultrastar He8
Imagem do modelo de 8TB preenchido com hélio, o Ultrastar He8

O Ultrastar He10 é um HD de 3,5″ que utiliza a tecnologia HelioSeal. Trata-se de um HD preenchido com hélio e hermeticamente fechado. Vale lembrar que o hélio é o gás nobre utilizado no enchimento de balões e dirigíveis, por exemplo. Com isto em mente, fica fácil entender o porquê da utilização do elemento.

O interior do novo HD da Western Digital oferece muito menos resistência que o ar. Há menos fricção e menor consumo de energia, além de temperaturas mais baixas, e ele é capaz de acomodar mais platters, ou pratos, o que acaba resultando, claro, em mais espaço para armazenamento (sem falar que, devido ao fato de ser selado, ele não permite a entrada de elementos estranhos, que podem danificar os componentes).

HD Western Digital Ultrastar He10A WD afirma que o Ultrastar He10 consome 23% menos energia que os HDs convencionais, e que ele terá o menor custo por gigabyte do mercado (e também a menor taxa de consumo de energia por gigabyte do mercado).

Utilizando a tecnologia SMR (Shingled Magnetic Recording, algo como Gravação Magnética em Telhas), a qual proporciona um aumento na capacidade de armazenamento devido à gravação dos dados de forma sobreposta (daí o nome da tecnologia), reduzindo o espaço entre as trilhas, o novo HD de 10TB, entretanto, possui performance inferior à de HDs tradicionais.

Isto porque estes últimos utilizam a tecnologia PMR (Perpendicular Magnetic Recording, ou Gravação Magnética Perpendicular), a mais utilizada em hard drives atualmente. Ela não oferece a mesma densidade da SMR, mas é mais rápida.

Assim, o Ultrastar He10 está sendo promovido pela própria Western Digital como um produto para uso em armazenamento na nuvem e cold storage (como o Amazon Glacier, por exemplo).

Ele não conta com as mesmas velocidades de acesso, leitura e escrita que seus irmãos e concorrentes que utilizam a tecnologia PMR, e em tais serviços estas velocidades nem sempre são importantes.

O Ultrastar He10 ainda está sendo enviado para testes (supõe-se que para vários clientes), e a Western Digital possui também um modelo de 8TB preenchido com hélio e hermeticamente fechado, o Ultrastar He8, o qual já estaria sendo testado pela Netflix e também por clientes da empresa que trabalham com armazenamento na nuvem.

O preço do novo HD de 10TB ainda não foi divulgado, bem como o do modelo de 8TB, o Ultrastar He8. Entretanto, já se sabe que o modelo Ultrastar 7K6000, de 6TB (standard, sem hélio), custará cerca de US$ 400,00, e o Ultrastar He6, preenchido com hélio e também com capacidade de 6TB, custará cerca de 500 dólares.

De qualquer maneira, estes novos modelos parecem mais voltados a data centers e/ou provedores de serviços de armazenamento na nuvem, conforme acima.