0 Compartilhamentos 529 Views

Western Digital apresenta disco rígido de 10TB preenchido com hélio

11 de setembro de 2014

Está com problemas de espaço? Seu HD de 1TB já não é mais suficiente? Que tal dar uma olhada no novo disco rígido anunciado pela Western Digital? Ou melhor, que tal dar uma lida em algumas informações a respeito? Sim, pois o produto a respeito do qual iremos falar a seguir ainda não está disponível no mercado.

A Western Digital, através de sua subsidiária HGST, apresentou um HD de 10TB. Seria, até mesmo segundo a empresa, o primeiro HD com tal capacidade do mundo, superando até mesmo os da Seagate anunciados durante o mês passado.

HD Western Digital Ultrastar He8

Imagem do modelo de 8TB preenchido com hélio, o Ultrastar He8

O Ultrastar He10 é um HD de 3,5″ que utiliza a tecnologia HelioSeal. Trata-se de um HD preenchido com hélio e hermeticamente fechado. Vale lembrar que o hélio é o gás nobre utilizado no enchimento de balões e dirigíveis, por exemplo. Com isto em mente, fica fácil entender o porquê da utilização do elemento.

O interior do novo HD da Western Digital oferece muito menos resistência que o ar. Há menos fricção e menor consumo de energia, além de temperaturas mais baixas, e ele é capaz de acomodar mais platters, ou pratos, o que acaba resultando, claro, em mais espaço para armazenamento (sem falar que, devido ao fato de ser selado, ele não permite a entrada de elementos estranhos, que podem danificar os componentes).

HD Western Digital Ultrastar He10A WD afirma que o Ultrastar He10 consome 23% menos energia que os HDs convencionais, e que ele terá o menor custo por gigabyte do mercado (e também a menor taxa de consumo de energia por gigabyte do mercado).

Utilizando a tecnologia SMR (Shingled Magnetic Recording, algo como Gravação Magnética em Telhas), a qual proporciona um aumento na capacidade de armazenamento devido à gravação dos dados de forma sobreposta (daí o nome da tecnologia), reduzindo o espaço entre as trilhas, o novo HD de 10TB, entretanto, possui performance inferior à de HDs tradicionais.

Isto porque estes últimos utilizam a tecnologia PMR (Perpendicular Magnetic Recording, ou Gravação Magnética Perpendicular), a mais utilizada em hard drives atualmente. Ela não oferece a mesma densidade da SMR, mas é mais rápida.

Assim, o Ultrastar He10 está sendo promovido pela própria Western Digital como um produto para uso em armazenamento na nuvem e cold storage (como o Amazon Glacier, por exemplo).

Ele não conta com as mesmas velocidades de acesso, leitura e escrita que seus irmãos e concorrentes que utilizam a tecnologia PMR, e em tais serviços estas velocidades nem sempre são importantes.

O Ultrastar He10 ainda está sendo enviado para testes (supõe-se que para vários clientes), e a Western Digital possui também um modelo de 8TB preenchido com hélio e hermeticamente fechado, o Ultrastar He8, o qual já estaria sendo testado pela Netflix e também por clientes da empresa que trabalham com armazenamento na nuvem.

O preço do novo HD de 10TB ainda não foi divulgado, bem como o do modelo de 8TB, o Ultrastar He8. Entretanto, já se sabe que o modelo Ultrastar 7K6000, de 6TB (standard, sem hélio), custará cerca de US$ 400,00, e o Ultrastar He6, preenchido com hélio e também com capacidade de 6TB, custará cerca de 500 dólares.

De qualquer maneira, estes novos modelos parecem mais voltados a data centers e/ou provedores de serviços de armazenamento na nuvem, conforme acima.

Carregando...

Você pode se interessar

Influenciadores digitais que não existem
Artigos
79 visualizações
Artigos
79 visualizações

Influenciadores digitais que não existem

Carlos L. A. da Silva - 2 de dezembro de 2021

Na era da pós-verdade, influenciadores que não são reais estão ganhando espaço para uma multidão que quer ser influenciada

Pais criam aplicativo de código aberto melhor que o da escola, mas a polícia é acionada
Artigos
211 visualizações
Artigos
211 visualizações

Pais criam aplicativo de código aberto melhor que o da escola, mas a polícia é acionada

Carlos L. A. da Silva - 23 de novembro de 2021

Aplicativo oficial do sistema educacional da capital Suécia era ruim demais, mas a lei é a lei...

10 recursos HTML5 úteis que você pode não estar usando
Artigos
464 visualizações
Artigos
464 visualizações

10 recursos HTML5 úteis que você pode não estar usando

Carlos L. A. da Silva - 6 de novembro de 2021

O HyperText Markup Language nos acompanha desde os primórdios da web. É o seu tijolo mais básico. Podem surgir novas tecnologias, plugins, frameworks, conteúdo rico, mas o bom e velho HTML continua sendo a base de tudo e aprender seus mais profundos nuances é fundamental para os desenvolvedores. O HTML5 é a implementação atual da […]

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

O Metaverso está vindo?
Artigos
528 visualizações
528 visualizações

O Metaverso está vindo?

Carlos L. A. da Silva - 1 de novembro de 2021
Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora
Artigos
635 visualizações
635 visualizações

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora

Carlos L. A. da Silva - 19 de outubro de 2021
Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
925 visualizações
925 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021