Categorias

Western Digital apresenta novo HD de 10TB

A Western Digital apresentou um HD de 10TB que usa a mesma tecnologia de armazenamento dos HDs convencionais, mas é selado a Helio e funciona em temperaturas internas muito mais baixas.

O Ultrastar He10 não é o primeiro HD de 10TB a utilizar o gás Hélio, mais leve que o ar, em seu interior, mas é o primeiro a compactar sete camadas de discos magnéticos perpendiculares (PRM).

Um dos principais impasses deste tipo de armazenamento é justamente a quantidade de discos que podem ser inseridos em uma carcaça padrão de 1 polegada, mas a Western Digital conseguiu sete, onde normalmente se utilizam cinco. Um HD similar da rival Seagate conseguiu armazenar 8TB de dados. No momento, ambas as empresas trabalham em uma tecnologia que poderá substituir os PRM, mas ainda está anos no futuro.

Ultrastar He10 - Esquema

Graças ao uso do Hélio, um gás de menor densidade, a Western Digital reduziu a resistência nas partes móveis do disco rígido, conseguiu compactar o espaço disponível e reduziu a temperatura interior, assim como o consumo de energia.

Destinado ao uso em servidores e serviços de nuvem, estima-se que o Ultrastar He10 deva chegar ao mercado custando em torno de US$800.