WhatsApp
Categorias

WhatsApp cancela sistema de assinatura anual

Até hoje o WhatsApp era gratuito somente no primeiro ano de uso, com uma assinatura anual de 99 centavos de dólar cobrada do usuário. A partir de hoje, o sistema de assinatura deixa de existir.

O novo objetivo do aplicativo é seguir os passos do Facebook Messenger e se tornar oficialmente uma plataforma de comunicação entre usuários e empresas, como já acontece informalmente hoje em diversas áreas.

Jan Koum, fundador do WhatsApp, emitiu um comunicado nessa segunda-feira explicando que o sistema de assinaturas não funcionou como deveria. Apesar do valor extremamente baixo para o uso, o executivo revelou que a percepção do usuário sobre o pagamento era negativa: “nós simplesmente não queremos que as pessoas pensem que em algum momento sua comunicação com o mundo será cortada”.

Mas Koum garante que não irá introduzir propagandas no serviço como nova forma de monetização: “começando esse ano, nós iremos testar ferramentas que permitirão que você utilize o WhatsApp para se comunicar com empresas e negócios e organizações (…) enquanto seguiremos oferecendo uma experiência a você livre de anúncios terceirizados e spam”.

Segundo o fundador do aplicativo, esse novo modelo “significa comunicar-se com seu banco se uma transação era fraudulenta ou não, ou com uma empresa aérea a respeito de um voo atrasado. Todos nós recebemos essas mensagens hoje – através de texto ou ligações telefônicas – então nós queremos testar novas ferramentas que irão facilitar fazer isso no WhatsApp”.

Embora a cobrança de assinaturas esteja cancelada a partir de hoje, quem já pagou pelo próximo ano não será ressarcido. A infraestrutura de pagamento ainda irá levar algumas semanas para ser removida por completo do sistema. Sobre o novo modelo de comunicação entre usuários e empresas, Koum revelou que, apesar dos planos futuros, a equipe de desenvolvimento do WhatsApp ainda “não escreveu uma única linha de código”, então a transição deve demorar para ser concluída.