Categorias

WhatsApp é reprovado em teste anual de privacidade de dados

A Electronic Freedom Foundation (EEF) faz um relatório anual que analisa se as grandes empresas de tecnologia levam a privacidade a sério.

Enquanto algumas empresas foram muito bem, outras nem tanto. Especialmente o app de mensagens Whatsapp.

De acordo com a EEF, o WhatsApp não exige um mandado antes de fornecer conteúdo para agências de lei e não publica um relatório de transparência ou guia de como ele lida com as solicitações.

whatsapp

O aplicativo de mensagens foi a única empresa ou serviço no estudo a receber avaliação de apenas uma estrela: O serviço foi reprovado em três das cinco categorias do relatório, passando em uma e tendo uma em branco.

tabela2
Critérios seguem a ordem apontada no texto abaixo

Os cinco critérios são: Seguir as melhores práticas aceitas pela indústria, informar aos usuários sobre demandas de dados do governo, divulgar as políticas de retenção de dados, divulgar pedidos de remoção de conteúdo do governo e ter políticas públicas pró-usuário (se opõe a backdoors).

A única área que o WhatsApp ganhou uma estrela é na de negar inclusão de backdoors que podem ser exploradas por agências governamentais.

Enquanto isso, Adobe, Apple, Dropbox e Yahoo receberam classificação de cinco estrelas no relatório, junto da Wikimedia, Credo Mobile e WordPress.

Who Has Your Back?