Categorias

Wii Balance Board pode ser utilizado para auxiliar portadores de Parkinson

Acessório pode ajudar portadores de Parkinson

Uma pesquisa apontou que o acessório Wii Balance Board pode ajudar portadores do Mal de Parkinson a melhorar seu equilíbrio corporal.

Segundo o site MedPage, a pós-doutora Antonella Peppe, do instituto Fondazione Santa Lucia, de Roma, conduziu um estudo, onde o acessório do Wii se mostrou como “uma ferramenta excelente que pode competir com outros aparelhos” para a reabilitação dos portadores de Parkinson.

O experimento contou com participantes com uma média de idade de 63 anos. O grupo que utilizou a Wii Balance Board junto com exercícios regulares de esteira e bicicleta apresentou aumento no equilíbrio e na capacidade de andar, em relação aos outros.

– A habilidade do Wii Balance Board de estimular o sistema nervoso central faz com que ele seja potencialmente útil na reabilitação de problemas de equilíbrio em pacientes com doença de Parkinson – afirmou Peppe.

Apesar disso, a pesquisadora admitiu que o estudo ainda precisa de mais testes, uma vez que não contou com um grupo que não tenha sido exposto ao mesmo tratamento, como forma de comparação.

Essa não é a primeira vez que o Wii é utilizado como periférico benéfico à saúde. estudos anteriores mostram que tanto o console da Nintendo quanto alguns games para o Kinect podem auxiliar pessoas com deficiências e idosos a melhorar seu condicionamento físico e até mesmo o equilíbrio emocional.

No Brasil, um dos casos mais conhecidos de utilização do Wii para fins medicinais é no Ambulatório de Osteoporose de São Bernardo, onde parte do tratamento contra osteoporose e artrite inclui algumas atividades com o console.