Categorias

WikiLeaks celebra 10 anos de existência e promete revelar documentos do Google e das eleições americanas

Quem estava esperando (ou temendo) uma grande revelação no aniversário de 10 anos do WikiLeaks saiu decepcionado nessa terça-feira, mas a ONG promete revelações para as próximas semanas.

Segundo seu fundador, Julian Assange, a entidade irá publicar documentos sigilosos do Google e relacionados às eleições norte-americanas, no que chamou de “Outubro Surpresa”.

Haverá um vazamento por semana nas próximas dez semanas, sobre temas polêmicos como comércio de armas, guerra, petróleo, vigilância em massa e outros. Assange também prometeu revelar informações importantíssimas que podem alterar os resultados das eleições às vésperas do pleito presidencial nos Estados Unidos, em 8 de Novembro. Sobre os dois candidatos na disputa, o fundador da WikiLeaks afirmou: “eu sinto pena por Hillary Clinton e Donald Trump. Eles são duas pessoas que estão atormentadas por suas ambições”.

A celebração do aniversário da organização começou com um vídeo reunindo os 10 maiores vazamentos de informações que a década testemunhou. Confira abaixo e relembre um pouco da história da WikiLeaks:

O domínio WikiLeaks foi registrado em 4 de Outubro de 2006 e essa é a data utilizada para celebrar seu aniversário, embora o primeiro documento publicado através da plataforma só tenha sido liberado em 28 de Dezembro.

Apesar de ter desempenhado um papel relevante na descoberta de escândalos de espionagem e corrupção dos bastidores de diversos governos, a WikiLeaks sempre se viu como um alvo de controvérsias. Para que o serviço continue existindo, Assange acredita que seja necessário um “exército”: “WikiLeaks precisaq mudar a fim de sobreviver e prosperar. Nós estamos engajados em um novo projeto para recrutar pessoas ao redor do mundo para defender nossas publicações… nós iremos precisar de um exército”, afirmou.