Categorias

WikiLeaks divulga transcrição de conversa de Assange com Eric Schmidt, do Google

Schmidt visitou Assange por informações para livro

O WikiLeaks divulgou hoje o que seria a transcrição de um encontro entre Julian Assange e o executivo Eric Schmidt, do Google. A conversa aconteceu durante o período de prisão domiciliar de Assange, em 2011, e durou cinco horas.

Além do chairman do Google, estavam presentes na conversa o ex-conselheiro de Hilary Clinton, Jared Cohen, Scott Malcomsom, assistente da embaixadora Susan Rice, e Lisa Shields, do Conselho de Relações Exteriores. Schmidt e Cohen teriam solicitado a reunião para discutir ideias para o livro “O novo mundo digital”, que será lançado na próxima terça-feira.

Durante a conversa, o executivo do Google quis saber por que os vazamentos do WikiLeaks se concentraram mais em informações de democracias ocidentais do que em regimes mais opressivos. A resposta de Assange foi que a maior parte dos países citados por Schmidt – como por exemplo os países africanos que enfrentam violentas guerras civis – não utiliza o inglês para correspondências de governo, ou simplesmente não são tão ligados em rede.

Assange também afirmou que não se importaria caso houvesse algum vazamento envolvendo o Google, onde fossem reveladas todas as solicitações feitas à companhia através do Patriotic Act, que é uma lei assinada após os ataques de 11 de setembro, que permite que o governo dos EUA possa requerer qualquer informação sobre qualquer pessoa.

Confira a transcrição clicando nesse link. (em inglês)