Categorias

Wikileaks publica conteúdo do e-mail do diretor da CIA

A Wikileaks ousou mais uma vez e publicou o conteúdo da conta pessoa de e-mail de ninguém menos que John Brennan, o atual diretor da CIA.

Os dados foram vazados no início da semana por um hacker que teria conseguido entrar na conta que Brennan possui na AOL. Entre mensagens pessoais, há documentos e comunicações possivelmente sigilosas relacionadas às atividades da CIA.

Ao contrário do que se poderia imaginar, o ataque não foi orquestrado por uma organização hacker ou empregado sofisticadas táticas de invasão eletrônica. Segundo o The New York Times, o vazamento teria sido conseguido graças à ação de dois adolescentes que entraram em contato com o provedor de acesso utilizado por Brennan e conseguiram, através de conversa e persuasão, levantar as informações necessárias para resetar a senha do e-mail e obter acesso à conta.

A tática conhecida como “engenharia social” é mais comum do que se imagina e não exige conhecimentos específicos de bugs e vulnerabilidades de sistema ou mesmo programação.

Entre os dados vazados e agora publicados pela Wikileaks estão listas com agentes da CIA posicionados no Irã e outros países, números de seguro social de políticos e integrantes do governo norte-americano e relatórios de operações. Embora não se saiba o nível de sigilo destes dados, a CIA já se manifestou sobre o assunto e declarou que as autoridades competentes já foram acionadas.