Categorias

Wikipédia vira Orkut para famosos e anônimos

A Wikipédia virou Orkut. Aos menos para os internautas que usam a enciclopédia colaborativa mais popular da web para escrever sobre si, como acontecem nos perfis dos sites de relacionamentos.

O motor dessa tendência é a necessidade de evitar informações equivocadas sobre a própria vida, segundo os adeptos da prática. Eles são anônimos e famosos que se aproveitam do fato de qualquer pessoa poder participar do site, publicando ou modificando artigos.

Já para os especialistas no portal, que colaboram com a Wikipédia e possuem cadastro, trata-se de uma questão de ego, pura vontade de se promover.

A cantora cearense Karine Alexandrino considera-se uma “artista que procura ocupar os espaços disponíveis”. No seu verbete na Wikipédia, aprende-se que é “uma das artistas mais elogiadas nacionalmente por seu trabalho autoral”.

Bastante (auto)divulgada na internet, ela não nega que já aparou o próprio verbete e tentou criar outro com o nome do seu próximo CD, “Mulher Tombada”. A tentativa acabou rechaçada pelos editores cadastrados no site, que excluíram a página.

Segundo Karine, é importante os perfilados tomarem conta do próprio verbete, mantendo “afastados os irresponsáveis que querem tornar tudo um grande lixão”.

Thiago Crivellaro, técnico de audiovisual e colaborador da Wikipédia desde 2005, discorda: “Provavelmente esses verbetes não apresentam informações verdadeiras. São coisas ridículas.

Segundo ele, “a pessoa precisa ter relevância para o resto do mundo se quer entrar em qualquer enciclopédia”. Crivellaro lembra ainda que para a criação de páginas na Wikipédia é necessário iniciar um debate. E como se mede a relevância de uma pessoa? “Bom, isso é uma polêmica…”

A criação do próprio perfil biográfico na Wikipédia é tabu para os famosos. Costuma-se evitar falar no assunto, até para negar que tenha feito o próprio verbete. A assessoria de imprensa da VJ Marina Person reagiu de forma irritada ao ser questionada sobre o caso. Não negou, tampouco confirmou que mexeu ou fundou o artigo dela.

Sua biografia é mais detalhada que a de Cicarelli (um dos mais acessados no ano passado no Brasil, inclusive para ofendê-la) e quase tão extensa quanto a da modelo. Tem até foto de família.

Políticos e empresas

Outra prática condenada por quem colabora com a Wikipédia é a divulgação de empresas e políticos por suas assessorias ou partidos. O perfil do prefeito César Maia, por exemplo, foi feito pela juventude do PFL. À Folha Online, ele nega que tenha tocado em qualquer palavra da Wikipédia, mas confirma que o próprio partido fez e edita sua referência na Wikipédia.

“No caso do César Maia, a Wikipédia tem obrigação de avisar que é um perfil partidário e que nem todas as informações podem ser consideradas confiáveis”, alerta o “wikipedista” Crivellaro.

Na Wikipédia, alguns produtos também possuem verbetes mais extensos e detalhados do que de figuras históricas. É o caso da pasta de dentes Close-up (que dizia ser “um dos grandes destaques do mercado publicitário”, até ser alterada) ou do xampu Seda.

A exclusão do texto sobre o xampu já foi proposta por usuários do site. “Atenção: Este artigo possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade. Tenha cuidado ao ler as informações contidas nele. Se sabe alguma coisa sobre este assunto, tente tornar o artigo mais imparcial”, diz a Wikipédia, no cabeçalho do artigo sobre o produto.

Há ainda o grupo dos anônimos que escrevem sua biografia na Wikipédia para deixar um rastro para a posteridade. Em uma comunidade sobre a enciclopédia aberta, usuários debatem tal exercício.

“Fiz o meu, mas deletaram”, diz um deles. “Boa idéia”, comemora outro. “Querem um artigo sobre vocês? Ao trabalho! Façam algo que preste, que seja notável, e arranjem um jeito de virarem assunto!”, critica um terceiro debatedor.

Saiba mais

O primeiro caso de “egopédia” com grande repercussão internacional aconteceu com um ex-VJ da MTV norte-americana, em 2005. Adam Curry, um dos mais famosos “podcasters” do planeta, editou o verbete do podcast (rádios virtuais produzidas no esquema “faça-você-mesmo”). Ele dizia ser o inventor da ferramenta.

Descoberta a farsa, Curry pediu desculpas, alegando não saber como funcionava a tal da Wikipédia. Aliás, o caso é descrito no seu verbete em inglês.

Com informações de Folha Online.