Categorias

Windows 10 agora conta com um cliente SSH nativo

Não é de agora que a Microsoft se aproxima do Linux. No Windows 10, aliás, não faz muito tempos que recebemos um importante recurso relacionado. Bem, se você utiliza um cliente SSH em seu dia a dia, sabe que existem algumas opções interessantes, como por exemplo o famoso PuTTY ou então o ótimo Bitvise Tunnelier (a respeito do qual já escrevemos por aqui).

Ambos estes clientes também podem ser utilizados no Windows 10, mas que tal contarmos com uma opção nativa, disponível também gratuitamente, perfeitamente integrada ao ambiente? Estamos falando a respeito do OpenSSH, disponível a partir de agora como um beta na atualização Fall Creators do Windows 10.

Para utilizar o novo cliente SSH na mais nova versão do sistema operacional da Microsoft, basta clicar no menu “Iniciar” e digitar “gerenciar recursos opcionais”. Clique no atalho exibido e, na janela seguinte, clique em “Adicionar um recurso”. Aguarde o carregamento das opções e, logo a seguir, opte pela instalação do “cliente OpenSSH”.

Clientes SSH servem para a realização de uma série de tarefas, incluindo atualizações, manutenção, transferência de arquivos e execução de comandos os mais diversos, durante a rotina diária de desenvolvedores e administradores de sistemas.

 

Ainda não tem Windows 10?
Clique aqui e comece usar ainda hoje!