Categorias

Windows 10: Microsoft lança ferramenta online para controle da privacidade

Privacidade é algo bastante importante. Essencial, diríamos, e você deve, certamente, se preocupar com ela. Atualmente, informações a nosso respeito são coletadas enquanto navegamos na web, muitas vezes sem que sequer tomemos conhecimento.

Dados são coletados, armazenados, classificados e utilizados, posteriormente, por inúmeras empresas (e de diversas maneiras), incluindo Facebook, Microsoft, Apple, etc. Você certamente já se deparou com algum anúncio que ia exatamente de encontro aos seus desejos, pouco tempo após pesquisas relacionadas em algum motor de busca, não?

Pois bem, o Windows 10 também tem uma espécie de sistema de telemetria, que analisa nossas preferências, a maneira como o utilizamos, etc, e envia tudo isto à gigante de Redmond. A Microsoft, bem como outras empresas da área, já enfrentou críticas diversas relacionadas à privacidade (ou à ausência dela), e, bem, isto não é novidade.

windows10-logo

A novidade é que a empresa lançou uma ferramenta online bastante interessante. Uma espécie de dashboard através da qual podemos conferir e até mesmo eliminar/limpar diversos dados coletados enquanto utilizamos o Windows 10.

A ferramenta conta com recursos que permitem que o usuário elimine informações coletadas pela Cortana, por exemplo, bem como históricos de navegação do Microsoft Edge. Buscas realizadas no Bing, o motor de buscas da Microsoft, também podem ser consultadas/acessadas (você é capaz de conferir tudo o que já pesquisou, veja bem) e eliminadas. Dados de localização e o Caderno da Cortana também podem ser consultados, vale lembrar (e os dados visualizados também podem ser eliminados).

Para acessar a ferramenta, basta acessar este link (faça login com sua conta da Microsoft – a mesma utilizada no Windows 10). É possível utilizar qualquer navegador web, e não apenas o Edge (apenas é obrigatória a utilização do Windows 10, por motivos óbvios).

Dê uma olhada – talvez você se surpreenda tanto quanto pode se surpreender ao utilizar esta dica, focada no Google (ou até mesmo esta).