Categorias

Windows 7 vaza após ‘pré-beta’ ser divulgado

Win7 distriuído apenas para desenvolvedores
Cópias do Windows 7 vazaram na internet poucas horas após a Microsoft liberar uma versão de testes para desenvolvedores, na semana passada, revelam buscas em sites rastreadores de BitTorrent.

O Pirate Bay, por exemplo, oferecia uma versão de 32-bit do Windows 7 já em 29 de outubro, apenas um dia após a Microsoft revelar o sistema operacional na Professional Developers Conference. Uma edição de 64-bit foi divulgada no dia seguinte.

Com várias opções para download, o processo se tornou rápido no último domingo (02/11). Em uma opção no Pirate Bay, havia mais de 1.400 seeders – termo que define o número de PCs que têm uma cópia do torrent -, e aproximadamente 5.300 leechers – ou total de computadores que baixaram uma parte do arquivo.

Segundo comentários no site, o torrent de 32-bit instala uma cópia do Windows 7 Ultimate. O tráfego para a versão de 64-bit estava um pouco mais leve. Também no Pirate bay, o torrent mais antigo tinha 260 seeders e 900 leechers.

Em todos os sites BitTorrent, incluindo o Mininova e Seedpeer, oferecem a versão de 32-bit do Windows 7 com 2,72 GB e a edição de 64-bit com 3,36 GB.

Os primeiros detalhes do Windows 7 foram divulgados na última terça-feira (28/10), quando o gerente de desenvolvimento da Microsoft, Steven Sinofsky, falaram do sistema em várias apresentações. Cópias pré-beta foram distribuídas neste mesmo dia. O beta público do Windows 7 deve ser divulgado no início de 2009.

Esta não é a primeira vez que um sistema da empresa vaza em sites de BitTorrent. No meio de 2007, versões do Windows Vista Service Pack 1 (SP1), distribuídas a 15 mil testers, acabaram na web em poucos dias. Este ano, o Windows XP SP3 foi distribuído pelo Pirate Bay antes de ser lançado oficialmente.

A Microsoft não é a única vítima, contudo. Em junho de 2007, um beta do Mac OS X 10.5, o Leopard, foi divulgado na mesma categoria de sites.

Com informações de Computerworld/EUA.