Categorias

Windows 8.1 ultrapassa o Windows XP pela primeira vez

Foi uma luta árdua e longa, mas o Windows 8.1 superou o Windows XP na preferência dos usuários, de acordo com os dados levantados pelo Net Applications no mês de Junho.

Às vésperas do lançamento do Windows 10, o Windows 8.1 registrou 13.1% de participação no mercado, revelando um crescimento de o.3% em relação aos números de Maio, contra 11.9% de usuários do Windows XP, que sofreu uma queda abrupta de 2.7% quando comparado com o mês anterior.

O campeão de popularidade segue sendo o Windows 7, que atingiu 60.9% dos sistemas operacionais instalados, inclusive com um crescimento de 3.2% de um mês para o outro. O Windows 10 ainda em edição de avaliação beta chegou a aparecer nas estatísticas, mas com modestos 0.16% de penetração. Apesar do valor quase inexpressivo, o vindouro sistema operacional da Microsoft apresentou um crescimento de 0.03% em relação ao mês de Maio.

sistemasAnalistas acreditam que o Windows 7 e o 8.1 estão ganhando tração diante da possibilidade de migração gratuita para o Windows 10 oferecida pela Microsoft. Usuários do Windows XP ou do Windows Vista precisarão pagar pela atualização. A oferta de lançamento do Windows 10 também deve alavancar as estatísticas do sistema operacional depois de 29 de Julho, data oficial em chega ao mercado.