Categorias

Windows 8 aumenta participação de mercado e finalmente passa Vista

Com o primeiro semestre de 2013 já terminando, o Windows 8 continua aumentando sua participação cada vez mais, enquanto o Windows XP e Vista mostram declínio. A nova versão do sistema da Microsoft acabou superando a participação de mercado de seu antecessor.

Os dados de participação de mercado são da Net Applications e mostram que junho de 2013 foi um mês impressionante para o Windows 8, que ganhou 0,83 pontos percentuais (indo de 4,27% para 5,10%), enquanto o Windows 7 caiu 0,48 pontos percentuais (passando de 44,85% para 44,37%).

Windows 8 aumenta participação de mercado
Windows 8 aumenta participação de mercado

A nova versão do Windows não tem crescido tão rapidamente como alguns poderiam ter esperado, mas junho foi o maior ganho ainda deste ano. O sistema tinha conseguido 0,66 pontos percentuais em dezembro, mas acabou seguido por cinco meses de ganhos menores. Mas o grande salto deste mês pode não ser uma simples coincidência: a causa provavelmente deve ser a atualização 8.1, que trouxe mudanças e melhorias para o sistema. Com muitos interessados em baixar a preview gratuita, o número de usuários do Windows 8 acabou crescendo.

Em janeiro, o Windows 7 perdeu quota de mercado pela primeira vez desde o seu lançamento, apenas um mês depois de passar a marca de 45%. No final de 2012, o Windows como um todo conseguiu aumentar a sua quota de mercado, depois de seis meses de perdas, e tudo se deve principalmente às versões 7 e 8.

A Net Applications usa dados adquiridos a partir de 160 milhões de visitantes únicos por mês, monitorando cerca de 40.000 sites para seus clientes. Para conferir todos os gráficos da empresa, clique aqui.