Windows Defender Application Guard
Categorias

Windows Defender Application Guard: Microsoft anuncia recurso de máquina virtual para navegador Edge

A Microsoft anunciou algo bastante interessante para o navegador Edge: um recurso de máquina virtual, para assegurar aos usuários máxima proteção. O recurso, chamado “Windows Defender Application Guard”, será lançado inicialmente para membros do programa Insider, e para o restante do público em alguma data em 2017.

Há um pequeno porém, entretanto: a tal virtualização será lançada apenas para a versão “Enterprise” do Windows 10, a qual é focada no usuário corporativo (cópias de avaliação desta versão do sistema operacional, válidas por 90 dias, também estão disponíveis).

A tecnologia permitirá que o navegador Microsoft Edge rode dentro de uma máquina virtual, com acessos bastante limitados ao restante do sistema operacional. Ou seja, qualquer link, página e/ou aplicativo executado rodaria em um ambiente totalmente isolado, deixando o usuário livre de malwares de qualquer tipo.

Windows Defender Application GuardA empresa também garante que o recurso permitirá que o usuário trabalhe e navegue com bastante rapidez, uma vez que o browser, quando utilizando a tecnologia, não utilizará uma máquina virtual completa, com todo o sistema operacional incluso, mas apenas um conjunto com os recursos necessários. O “Windows Defender Application Guard” permanecerá isolado, entretanto, e não será capaz de visualizar e/ou acessar drives locais, outros processos e aplicativos, e muito menos o núcleo do OS.

Os administradores também poderão definir quais sites serão capazes ou não de acessar dados armazenados na área de transferência do Windows ou até mesmo a impressora, além de especificarem sites “confiáveis”, os quais serão então acessados através do modo convencional, fora da máquina virtual.

Vale ressaltar também que todos os dados gerados através da navegação enquanto na máquina virtual, como cookies, por exemplo, serão destruídos quando a mesma for encerrada.