Categorias

World Wide Web completa 30 anos!

Em 12 de março de 1989, Tim Berners-Lee publicava um memorando que serviria de base para a web que conhecemos hoje. O “Information Management: A Proposal” tinha como objetivo convencer a cúpula do CERN da necessidade de um sistema global de hipertexto baseado em código HTML e envolvendo links entre diferentes documentos, formando o que inicialmente foi chamado de “mesh”.

O termo World Wide Web só seria cunhado pelo próprio Berners-Lee um ano depois, mas a base estava plantada naquele momento e a publicação do documento é considerado o marco inicial da web.

Muitas das discussões sobre o futuro no CERN e na era do LHC terminam com a pergunta: “sim, mas como vamos acompanhar um projeto tão grande?” Esta proposta fornece uma resposta a essas questões. Em primeiro lugar, discute o problema do acesso à informação no CERN. Em seguida, introduz a ideia de sistemas de informação interligados e compara-os com formas menos flexíveis de encontrar informações.

Em seguida, resume minha curta experiência com sistemas de texto não-lineares conhecidos como “hipertexto”, descreve o que o CERN precisa de tal sistema e o que a indústria pode oferecer. Finalmente, sugere passos que devemos tomar para nos envolvermos com hipertexto agora, para que individual e coletivamente possamos entender o que estamos criando.

Berners-Lee advogava de longa data pela criação de um modelo de interligação de documentos que utilizava a infraestrutura já existente de clientes e servidores da internet. Em trinta anos, não apenas seu projeto ganhou forma e se tornou um dos mais revolucionários inventos do final de século XX como também se tornou a face da internet, muitas vezes sendo confundidos como sinônimos.

Embora a web tenha tomado direções imprevistas por seu criador, que agora luta por uma web livre de interferências, autônoma e mais simples, é inegável que a face da civilização seria completamente diferente hoje sem aquele memorando de 30 anos atrás.

Em suas próprias palavras, “o objetivo seria permitir que se encontrasse um local para qualquer informação ou referência que se considerasse importante e uma maneira de encontrá-lo depois”. E, para o bem ou para o mal, a grande teia mundial atendeu a seus objetivos primários.