0 Compartilhamentos 25 Views

World Wide Web completa 30 anos!

12 de março de 2019

Em 12 de março de 1989, Tim Berners-Lee publicava um memorando que serviria de base para a web que conhecemos hoje. O “Information Management: A Proposal” tinha como objetivo convencer a cúpula do CERN da necessidade de um sistema global de hipertexto baseado em código HTML e envolvendo links entre diferentes documentos, formando o que inicialmente foi chamado de “mesh”.

O termo World Wide Web só seria cunhado pelo próprio Berners-Lee um ano depois, mas a base estava plantada naquele momento e a publicação do documento é considerado o marco inicial da web.

Muitas das discussões sobre o futuro no CERN e na era do LHC terminam com a pergunta: “sim, mas como vamos acompanhar um projeto tão grande?” Esta proposta fornece uma resposta a essas questões. Em primeiro lugar, discute o problema do acesso à informação no CERN. Em seguida, introduz a ideia de sistemas de informação interligados e compara-os com formas menos flexíveis de encontrar informações.

Em seguida, resume minha curta experiência com sistemas de texto não-lineares conhecidos como “hipertexto”, descreve o que o CERN precisa de tal sistema e o que a indústria pode oferecer. Finalmente, sugere passos que devemos tomar para nos envolvermos com hipertexto agora, para que individual e coletivamente possamos entender o que estamos criando.

Berners-Lee advogava de longa data pela criação de um modelo de interligação de documentos que utilizava a infraestrutura já existente de clientes e servidores da internet. Em trinta anos, não apenas seu projeto ganhou forma e se tornou um dos mais revolucionários inventos do final de século XX como também se tornou a face da internet, muitas vezes sendo confundidos como sinônimos.

Embora a web tenha tomado direções imprevistas por seu criador, que agora luta por uma web livre de interferências, autônoma e mais simples, é inegável que a face da civilização seria completamente diferente hoje sem aquele memorando de 30 anos atrás.

Em suas próprias palavras, “o objetivo seria permitir que se encontrasse um local para qualquer informação ou referência que se considerasse importante e uma maneira de encontrá-lo depois”. E, para o bem ou para o mal, a grande teia mundial atendeu a seus objetivos primários.

Você pode se interessar

Como enlouquecer os rastreadores de internet
Dicas
7 visualizações
Dicas
7 visualizações

Como enlouquecer os rastreadores de internet

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2019

Track This é um experimento criado pelo time do Firefox que vai alterar completamente o perfil que os anunciantes tem de você.

A história de Amazônia, o primeiro jogo brasileiro!
Artigos
8 visualizações
Artigos
8 visualizações

A história de Amazônia, o primeiro jogo brasileiro!

Carlos L. A. da Silva - 17 de setembro de 2019

Como um programador iniciante criou um adventure clássico que atravessou décadas.

VIM (Amado ou Odiado?) // Dicionário do Programador
Vídeos
6 visualizações
Vídeos
6 visualizações

VIM (Amado ou Odiado?) // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 16 de setembro de 2019

Uma poderosa ferramenta, que dispensa apresentações, e vem sendo utilizada por muitas gerações de programadores.

Mais publicações

Promoções de Jogos do Final de Semana (13/09)
Notícias
10 visualizações
10 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (13/09)

Carlos L. A. da Silva - 13 de setembro de 2019
Como usar os novos atributos de link do Google
Dicas
11 visualizações
11 visualizações

Como usar os novos atributos de link do Google

Carlos L. A. da Silva - 11 de setembro de 2019