Categorias

Xbox One: Microsoft se desculpa por brincadeira sexista

A Microsoft mais uma vez se encontra no meio de uma polêmica. Dessa vez, a empresa está sendo acusada de preconceito por uma bricandeira feita nessa quarta-feira (27).

A fabricante lançou um modelo de carta que o consumidor pode enviar para seu parceiro (ou parceira) a fim de convencê-lo a comprar o novo console. O texto pode ser personalizado pelo usuário e compartilhado no Facebook, Twitter ou por e-mail:

Você está tão animado quanto um filhote de cachorro com um novo brinquedo de mastigar para ter o seu próprio Xbox One, mas há um pequeno problema. Alguém na sua vida ainda não ouviu falar sobre a nova geração de jogos e entretenimento. Não se preocupe. Nós te apoiamos.

Tudo parece uma simples brincadeira, não é mesmo? Mas usuários não gostaram do restante da mensagem:

Oi querida,

Não sei se você já ouviu falar, mas o Xbox One já está disponível. Isso significa que podemos começar a jogar jogos como Dead Rising 3. Eu sei, eu sei. Você prefere tricotar do que me assistir matando zumbis, mas ouça-me: o Xbox One realmente é para nós dois. Sério.

Certas palavras são destacadas em verde e podem ser alteradas com base em uma seleção de outras palavras (“matar zumbis” pode ser mudado para “correndo com carros”, por exemplo), de modo que os usuários podem adaptá-la à sua situação específica. No entanto, a carta padrão mantém expressões como o “tricotar” visto no trecho acima.

microsoft-xbone
Carta da Microsoft é criticada por usuários

Durante essa manhã (28), a Microsoft retirou o texto de seu site e pediu desculpas, afirmando que está tomando medidas para mudar a situação: “A carta é totalmente personalizável e que não pretendíamos ofender. Estamos fazendo mudanças nos padrões da carta e pedimos desculpas”.