Categorias

Yahoo descobre “acesso não autorizado” a contas do Yahoo Mail

Nessa quinta-feira (30), o Yahoo reconheceu que identificou um “esforço coordenado” por alguma pessoa ou grupo para ganhar “acesso não autorizado” a contas do seu serviço de email, o Yahoo Mail. A empresa não especificou quantas contas foram afetadas, mas afirmou que aqueles afetados foram solicitados a redefinir suas senhas.

Um software malicioso foi usado pelo hacker para obter nomes e endereços de e-mail das contas afetadas. A empresa disse que o ataque deve ter acontecido provavelmente a partir de um banco de dados de terceiros que armazena listas de nomes de usuários e senhas.

Usuários do Yahoo Mail devem alterar suas senhas
Usuários do Yahoo Mail devem alterar suas senhas

Então, o que está sendo feito? O Yahoo está redefinição de senhas e implementando uma segunda verificação no sign- in. A empresa também está trabalhando com agências de aplicação de lei federal para descobrir quem é o responsável. Medidas adicionais também estão sendo implementadas para ajudar a proteger os sistemas da gigante.

Esta é a última tentativa por hackers para obter acesso ao Yahoo Mail, mas não a primeira: Em 2013, houve várias outras situações parecidas, inclusive em janeiro, quando um exploit XSS foi o culpado por 400 milhões de usuários do Yahoo terem suas contas acessadas. Depois disso, a empresa lançou silenciosamente uma opção HTTPS, que oferece uma melhor proteção. Em abril passado, o serviço experimentou um outro ataque.

Yahoo disse que, se a sua conta foi afetada, você receberá uma notificação por e-mail ou um SMS se um número de celular estiver ligado à conta.