O Yahoo lançou nesta segunda-feira (7/12) uma ferramenta que permite que os usuários controlem os anúncios que recebem ou ajustem as categorias das propagandas.
O recurso possibilitará que os internautas selecionem entre mais de 400 categorias de interesse a partir da publicidade recebida.
O lançamento da versão beta do serviço do Yahoo surge em meio à ofensiva de legisladores e grupos que defendem a privacidade, que aumentaram a pressão sobre as redes de publicidade online com o desejo de limitar os dados pessoais coletados e permitir aos consumidores maior controle sobre a publicidade.
Na mesma data, a Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos sediará a primeira de uma série de workshops sobre privacidade.
“Estamos muito felizes em dar este tipo de transparência e controle para os usuários, disse a vice-presidente de política e chefe de privacidade do Yahoo, Anne Toth.
Para ela, promover a autorregulamentação no setor é a melhor opção em vez de condicionamentos do governo sobre a privacidade e publicidade online.
O Google, por meio do YouTube, tem um serviço similar que permite ao usuário “pular ” a publicidade que deseja assistir.
Com informações de IDG News Service.