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Yahoo recicla IDs de usuários antigos com a ajuda do Facebook

Faz pouco mais de um mês desde que o Yahoo anunciou seu plano para recuperar nomes de usuários abandonados. Mas desde então, a empresa vem tendo que lidar com grandes preocupações de usuários em relação à privacidade: e se você usou seu e-mail Yahoo como uma redefinição de senha? Será que a empresa acabou facilitando as coisas para ladrões de identidade? Agora, a empresa está, finalmente, abrindo o jogo e discutindo detalhes de como planeja proteger os usuários contra roubo de dados.

A grande novidade é um sistema que informará provedores de e-mail para que eles verifiquem a idade da conta antes de entregar o e-mail, assim, usuários novos não receberão emails destinados ao proprietário anterior do endereço, incluindo e-commerce.

Esse parece ser um recurso forte, mas será preciso a cooperação de ambos os lados para trabalhar, para isso, o Yahoo vai passar o próximo mês em negociação com várias redes sociais e provedores para tentar fazer o sistema padrão da indústria.

Empresa se uniu ao Facebook para ganhar  mais credibilidade
Empresa se uniu ao Facebook para ganhar mais credibilidade

“Nós não esperamos que cada empresa e fornecedor mundial adote essa medida”, disse Dylan Casey, diretor sênior de plataformas no Yahoo, “mas espero que possamos impulsionar a indústria nessa direção”, finalizou. Para dar mais credibilidade ao projeto, a empresa recrutou uma das maiores forças de identidade online: o Facebook. Segundo a equipe, o Facebook abordou o Yahoo poucos dias após o anúncio inicial, oferecendo um sistema de e-mail como uma solução potencial. A gigante gostou da idéia e está usando a rede social como um parceiro no início do processo.

O Yahoo também está oferecendo proteções mais simples, como instituir um período de 30 dias entre o momento em que uma conta é desativada e quando outro usuário pode reivindicá-la. Mas ainda existem alguns problemas que não foram resolvidos, como a política de desativar qualquer conta que esteve inativa por mais de um ano. Alguns defensores da privacidade acham que isso não é suficiente, como o CEO da Credit.com, Adam Levin: “se um scanner de alguma forma consegue obter informações do seu e-mail, o risco é que essa pessoa pode se comunicar com outras como se fosse você”, disse.

Para o Yahoo, esse é um risco real, mas também pode ser administrável. De acordo com Casey, menos de 7% das contas desativadas ter uma caixa de correio associada, o que significa que eles usam algum serviço, mas não o Yahoo Mail. Em troca, a empresa vê uma chance de renovar todo o seu conjunto de serviços, atraindo os usuários com novidades: “a fim de avançar, temos que limpar o nosso passado um pouco”.