A receita e o lucro do Yahoo registraram forte queda no primeiro trimestre de 2009, encerrado no último dia 31 de março. Como resultado, a companhia irá demitir 5% de sua força de trabalho, o equivalente a 680 funcionários. É a primeira vez que a companhia faz um amplo corte de funcionários desde que Carol Bartz assumiu o cargo de Chief Executive Officer.
Ainda assim, o faturamento da empresa no primeiro trimestre ficou acima do esperado por analistas de mercado, que previam receita de 1,2 bilhão de dólares. No período, a empresa teve faturamento de 1,58 bilhão de dólares – o que representa uma queda de 13% em comparação com a receita do mesmo período de 2008.
O lucro líquido caiu 78%, para 118 milhões de dólares, ou 8 centavos de dólar por ação. Um ano atrás, o lucro líquido foi de 537 milhões de dólares, ou 37 centavos de dólar por ação. No primeiro trimestre de 2008, no entanto, a companhia teve um ganho extraordinário de 401 milhões de dólares (29 centavos de dólar por ações) com a oferta inicial de ações do Alibaba.com. Excluindo os itens extraordinários, o Yahoo registrou lucro líquido de 206 milhões de dólares – ou 15 centavos de dólar por ação.
A empresa também aproveitou a ocasião para confirmar os boatos de que vai demitir 5% de sua força de trabalho. No fim de 2008, a empresa tinha 13,6 mil funcionários, o que quer dizer que os cortes atingirão 680 empregados da empresa. Em 2008, a companhia fez duas rodadas de demissões em que 2,6 mil funcionários foram dispensados ao redor do mundo.
O Yahoo Brasil confirma que a operação nacional do buscador, ao contrário da reestruturação em dezembro, quando 4 funcionários foram demitidos.
Carol Bartz, CEO da empresa, disse durante conference call que as demissões de agora são diferentes das demissões de antes. É uma consequência do trabalho que nós estamos fazendo para enxugar nossa estrutura, globalizar produtos, reduzir nosso portfólio e eliminar duplicidade de esforços, disse.
A executiva disse que a companhia perdeu espaço em publicidade – incluindo anúncios relacionados com buscas -, mas acredita que a companhia irá se recuperar assim que a crise econômica passar. Em sua opinião, com a recuperação econômica, as empresas vão voltar a gastar com o tipo de publicidade oferecido pelo Yahoo, que são os anúncios localizados em áreas estratégicas e que têm o objetivo de reforçar a marca das empresas.
Com informações de IDGNow!.