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Yahoo supera expectativas no trimestre, mas demite 680

Lucro líquido da empresa caiu 78%.
A receita e o lucro do Yahoo registraram forte queda no primeiro trimestre de 2009, encerrado no último dia 31 de março. Como resultado, a companhia irá demitir 5% de sua força de trabalho, o equivalente a 680 funcionários. É a primeira vez que a companhia faz um amplo corte de funcionários desde que Carol Bartz assumiu o cargo de Chief Executive Officer.

Ainda assim, o faturamento da empresa no primeiro trimestre ficou acima do esperado por analistas de mercado, que previam receita de 1,2 bilhão de dólares. No período, a empresa teve faturamento de 1,58 bilhão de dólares – o que representa uma queda de 13% em comparação com a receita do mesmo período de 2008.

O lucro líquido caiu 78%, para 118 milhões de dólares, ou 8 centavos de dólar por ação. Um ano atrás, o lucro líquido foi de 537 milhões de dólares, ou 37 centavos de dólar por ação. No primeiro trimestre de 2008, no entanto, a companhia teve um ganho extraordinário de 401 milhões de dólares (29 centavos de dólar por ações) com a oferta inicial de ações do Alibaba.com. Excluindo os itens extraordinários, o Yahoo registrou lucro líquido de 206 milhões de dólares – ou 15 centavos de dólar por ação.

A empresa também aproveitou a ocasião para confirmar os boatos de que vai demitir 5% de sua força de trabalho. No fim de 2008, a empresa tinha 13,6 mil funcionários, o que quer dizer que os cortes atingirão 680 empregados da empresa. Em 2008, a companhia fez duas rodadas de demissões em que 2,6 mil funcionários foram dispensados ao redor do mundo.

O Yahoo Brasil confirma que a operação nacional do buscador, ao contrário da reestruturação em dezembro, quando 4 funcionários foram demitidos.

Carol Bartz, CEO da empresa, disse durante conference call que as demissões de agora são diferentes das demissões de antes. “É uma consequência do trabalho que nós estamos fazendo para enxugar nossa estrutura, globalizar produtos, reduzir nosso portfólio e eliminar duplicidade de esforços”, disse.

A executiva disse que a companhia perdeu espaço em publicidade – incluindo anúncios relacionados com buscas -, mas acredita que a companhia irá se recuperar assim que a crise econômica passar. Em sua opinião, com a recuperação econômica, as empresas vão voltar a gastar com o tipo de publicidade oferecido pelo Yahoo, que são os anúncios localizados em áreas estratégicas e que têm o objetivo de reforçar a marca das empresas.

Com informações de IDGNow!.