Categorias

YouTube adiciona suporte a vídeos em HDR

O YouTube anunciou no final desta tarde de segunda-feira que a plataforma de vídeos passará a aceitar vídeos com tecnologia High Dynamic Range, mais conhecida como HDR.

A tecnologia HDR permite uma qualidade maior de cores, inclusive preto e branco, mas exige hardware específico de reprodução e monitor para que o usuário perceba a diferença.

Por enquanto, a mudança não deverá ter impacto algum para boa parte dos usuários da plataforma de vídeos, mas aqueles equipados com televisores que apresentam suporte à tecnologia terão vídeos visualmente mais impactantes. Dispositivos como HDR Blu-ray players ou o novo Chromecast Ultra também são necessários para a visualização correta do efeito. A tecnologia também está a caminho dos consoles, com as novas versões do PlayStation 4 e do Xbox One.

Assim como fez com conteúdo em 360º ou em 4K, ou mesmo quando foi o pioneiro em HD, muitos anos atrás, o YouTube sai na vanguarda para manter sua posição preferencial como portal para usuários e geradores de conteúdo. Uma das principais reclamações de quem já tem o equipamento necessário para visualização de vídeos em HDR é justamente a falta de opções disponíveis no mercado. Com o YouTube assumindo o suporte, a esperança é de que o formato decole a curto prazo e a oferta de conteúdo aumente nos próximos meses.