Categorias

YouTube apaga grande quantidade de canais no Brasil e no exterior

Na mesma semana que o YouTube declarou guerra ao conteúdo inadequado para o público infantil, a mudança dos algoritmos provocou o apagamento, muitas vezes acidental, de uma grande quantidade de canais no Brasil e no exterior.

No Brasil, o canal de Cauê Moura, um dos YouTubers mais antigos e acessados no país, chegou a ser removido da plataforma por acidente, antes de ser restaurado e outros YouTubers do mundo inteiro estão reclamando das falhas no algoritmo.

O canal Desce a Letra, de Moura, ficou mais de uma hora inacessível na madrugada dessa sexta-feira e quem tentava acessar o endereço era surpreendido com a mensagem oficial da suspensão por “violar as diretrizes da comunidade”. Nessa manhã, o canal já se encontra restaurado e tudo indica que não houve perda de inscritos ou vídeos no processo, mas até o momento o YouTube não se pronunciou oficialmente sobre o incidente.

Felipe Castanhari, outro YouTuber de calibre, se viu chocado com a suspensão do canal de Cauê Moura:

Mas Moura foi apenas um exemplo nacional de peso de um fenômeno que parece ser global e atingir uma quantidade indeterminada de canais, dos grandes aos pequenos, e demonstra que o YouTube realizou alterações equivocadas em seus mecanismos de regulação. A reação na internet não tem sido positiva:

Em resposta a algumas reclamações, o YouTube admite que aconteceu uma falha e promete que os canais afetados por engano serão restaurados em breve: