Categorias

YouTube estende seu novo programa de parcerias para participantes de redes multicanais

Participantes de algumas redes multicanais (MCN) no YouTube receberam na semana passada um convite para entrarem para o novo programa de afiliados da plataforma de vídeos.

O YouTube Partner Program (YPP) é um sistema onde usuários tornam-se parceiros do YouTube ganhando dinheiro com anúncios publicitários que aparecem no perfil, mas antes estava limitado a produtores independentes.

Com a mudança, membros de uma MCN também podem usufruir do modelo de faturamento do YPP. Segundo o comunicado oficial, o YouTube “quer que que todos os criadores tenham acesso às mesmas oportunidades de sucesso na plataforma”.

Em termos operacionais, pouca coisa muda após os criadores de conteúdo assinarem para aceitar os novos termos de participação de suas redes. Os pagamentos continuarão sendo processados pelas MCNs até chegar nos produtores, mas “você será beneficiado com uma relação direta com o YouTube, enquanto mantém a mesma relação operacional com sua MCN”, informa o FAQ do YouTube.

A vantagem para os geradores de conteúdo será o acesso a novas formas de monetização para seus vídeos, como, por exemplo, partilha de faturamento de material terceirizado, como músicas cover ou vídeos contendo músicas de terceiros. Outras formas de arrecadação ainda estão sendo trabalhadas e se tornarão disponíveis no futuro para os parceiros do YPP.