Categorias

YouTube lança aplicativo para vídeos offline que consomem pouca banda

O YouTube anunciou o aplicativo YouTube Go que permite salvar e visualizar vídeos offline em mercados emergentes onde não há tanta oferta de conexões rápidas.

Inicialmente, o aplicativo estará disponível somente na Índia, mas o YouTube planeja estender a oferta para usuários de outros países que apresentam preocupações com o consumo de banda.

O YouTube Go permitirá que o usuários salve vídeos para seu dispositivo, escolhendo a qualidade e, consequentemente, o tamanho do arquivo que será baixado através de sua franquia de dados. O aplicativo irá informar a quantidade exata de megabytes que serão necessários para a transferência de cada versão do vídeo. Uma vez baixado, o vídeo poderá ser assistido quantas vezes o usuário desejar, sem necessidade de conexão. Além disso, os vídeos salvos poderão ser compartilhados com outros usuários próximos sem consumir dados da franquia.

you-tube-go

O novo aplicativo foi anunciado durante uma conferência do Google em Nova Delhi, na Índia. Segundo Johanna Wright, vice-presidente de gerenciamento de produtos do YouTube, o YouTube Go “foi desenhado e construído do zero pensando na Índia, a fim de trazer o poder do vídeo para usuários móveis de uma forma que seja mais consciente de seus dados e conectividade, enquanto ainda se mantém localmente relevante e social”.

Apesar desse foco local, o YouTube garante que o aplicativo será distribuído globalmente e que a Índia está funcionando como um teste de campo para as novas funcionalidades. Sundar Pichai, CEO do Google, afirmou que “nós aprendemos que as questões que os indianos podem ter com conectividade e restrições de dados podem ser universais”.