O YouTube está dando prosseguimento a sua mudança de visual e hoje, pela primeira vez em doze anos, a plataforma ganhou um novo logotipo.
Além de um novo logo, o YouTube também está alterando seu esquema de cores e a tipografia utilizada em todo o seu ecossistema de serviços, para uniformizar produtos em todos os dispositivos.
“É uma evolução, não uma revolução”, explicou Christopher Bettig, diretor do Departamento de Arte do YouTube sobre o novo logo da plataforma. Sai o símbolo de uma tela de TV em vermelho que envolvia a palavra “Tube” e fazia uma alusão aos televisores antigos, de tubo, e entra o icônico símbolo de “executar” em branco e vermelho que todos os usuários já associaram à plataforma. “Nós tínhamos a palavra tubo dentro de um tubo”, reclama Bettig, “isso era estranho”. “Ninguém mais sabe o que é”, completa o responsável pela mudança.
O logotipo não é a única mudança na plataforma. Para Bettig, é importante para o usuário perceber de imediato que diferentes serviços como YouTube Kids, Gaming, Red, TV e Music fazem todos parte da mesma família. Para isso, foi necessário consolidar a marca ao redor de um mesmo esquema de cores e uma tipografia exclusiva, desenvolvida especificamente para a plataforma. Mais do que isso, também se fez necessário unificar a experiência de uso, seja no desktop, em um dispositivo móvel, em um console ou mesmo no televisor.
As mudanças estão sendo implementadas hoje no aplicativo principal do YouTube e em sua versão para desktop e devem ser estendidas em breve para todo o ecossistema. De acordo com Bettig, a meta é “comunicar claramente, mesmo para usuários casuais navegando na loja de aplicativos, ei, isso é um produto YouTube”.