Categorias

YouTube quer que usuários atuem como voluntários na moderação da plataforma

O YouTube está passando por um processo de transformação e, aparentemente, uma dessas mudanças irá depender da boa-vontade de voluntários.

A plataforma de vídeos lançou, sem muito alarde, a iniciativa YouTube Heroes, que pretende utilizar o trabalho de voluntários da própria comunidade de usuários para realizar moderação de conteúdo.

Esses “heróis”, como o YouTube está chamando, teriam acesso administrativo para executar diversas tarefas, como marcar publicações inapropriadas, responder dúvidas no fórum oficial, adicionar legendas a vídeos e tomar conta da saúde das comunidades que começarão a se formar ao redor dos canais. Em troca, os voluntários teriam a possibilidade de receber benefícios, através de um sistema de pontos. Entre os prêmios estão workshops exclusivos e testes de produtos e ferramentas em primeira mão.

Confira o vídeo que explica a ideia por trás do YouTube Heroes:

https://youtu.be/Wh_1966vaIA

Apesar das boas intenções, o projeto não teve uma boa receptividade. Há quem afirme que a iniciativa irá tirar parte da responsabilidade do YouTube em moderar sua própria comunidade, enquanto outros apontam para o vasto potencial para abuso em deixar tarefas importantes, como classificação em massa de vídeos como inapropriados, nas mãos de voluntários. O vídeo oficial até agora teve mais de 30 votos negativos para cada voto positivo desde sua publicação.

Para se alistar no YouTube Heroes, basta ter um canal ativo na plataforma e ser maior de idade. Mais detalhes e o formulário de inscrição podem ser encontrados na página oficial da Ajuda.