Categorias

YouTube quer usuários pagando para manter comentário em destaque

O YouTube criou uma nova forma de gerar renda para produtores de streaming e competir com o Twitch: comentários leiloados.

O sistema batizado de Super Chat promete destacar por mais tempo os comentários que fizerem as maiores doações durante transmissões ao vivo.

“Qualquer um assistindo uma transmissão ao vivo pode adquirir um Super Chat: uma mensagem destacada no fluxo de conversação que se destaca da multidão para obter ainda mais atenção do seu criador favorito”, anunciou a empresa. As mensagens que se beneficiarem desse modelo de monetização ficam afixadas no topo da aba de comentários de um vídeo por até 5 horas e os usuários ainda tem liberados mais caracteres para escrever seu recado. O tempo, a cor do destaque e até o comprimento da mensagem são determinados pelo valor pago.

A funcionalidade por enquanto está em fase de testes com alguns criadores de conteúdo, como iHasCupquakeGreat Library (buzzbean11) e Alex Wassabi, mas o YouTube planeja ampliar a disponibilidade do recurso para streamers em 20 países diferentes e espectadores em 40 países a partir do dia 31 de Janeiro.

Por enquanto, não há uma confirmação de que o Brasil fará parte dessa primeira leva de países cujos usuários poderão desfrutar do Super Chat, entretanto já existe uma tabela de preços oficial em Reais:

super-chat-brasil