Categorias

YouTuber coloca o Windows 95 para rodar em um Xbox One

Lembra do Windows 95? Aquele sistema operacional que os jovens de hoje não entendem? Pois um YouTuber conseguiu colocar o Windows de 20 anos atrás para rodar em um Xbox One!

Já tínhamos visto antes o Windows 95 rodando em um smartwatch, mas vê-lo voltando à vida na tela grande através de um console mais gabaritado para rodar jogos de última geração é algo completamente diferente…

A façanha foi conseguida por um certo vcfan, que portou o emulador Dosbox para funcionar com UWP (Universal Windows Platform) e, através dele, instalou e executou o Windows 95 dentro de um disco virtual no Xbox One. Não satisfeito com os resultados, ele (ou ela) ainda rodou o clássico Duke Nukem 3D no sistema operacional. Confira o vídeo registrado da gambiarra:

Por enquanto, o malabarismo tecnológico não é para qualquer um. O truque só é possível para quem possui uma versão para desenvolvedores do console da Microsoft. Apenas nesse tipo de dispositivo é liberado carregar aplicativos customizados do UWP.

Entretanto, a própria Microsoft está estudando remover essa limitação e disponibilizar o recurso para todos os usuários já no próximo semestre. A partir daí, esse tipo de feito e outros ainda mais incríveis estarão ao alcance de um número bem maior de entusiastas.