Categorias

ZeniMax abre processo na Justiça contra Oculus VR e seu fundador

A ZeniMax entrou hoje com um processo na Justiça americana contra a Oculus VR e seu fundador Palmer Luckey por apropriação indevida de segredos comerciais para criar seu capacete de realidade virtual.

De acordo com o processo aberto na corte do estado do Texas, a Oculus VR estaria utilizando tecnologia inventada pela id Software, desenvolvedora de jogos de propriedade da ZeniMax, para implementar o Oculus Rift. A acusação envolve “quebra de contrato”, “violação de copyright” e “competição injusta”. A ZeniMax está pedindo uma “grande soma” como indenização.

O embate entre as duas empresas começou após a saída de John Carmack da id Software para trabalhar em tempo integral na Oculus VR. O fundador da desenvolvedora de jogos e criador de clássicos como Doom e Quake, estava dividindo suas funções desde Agosto do ano passado, mas se afastou em definitivo da id Software em Novembro. Segundo a ZeniMax, Carmack teria levado tecnologia desenvolvida internamente durante seu período na id Software para a nova empresa.

John Carmack
John Carmack – o pivô da briga

O processo também acusa a Oculus VR de ter contratado diversos outros profissionais da ZeniMax que tinham acesso a informações confidenciais  e proprietárias da empresa e que estariam sendo utilizadas para o desenvolvimento do Oculus Rift. Para o CEO da ZeniMax, Robert Altman, “nós não podemos ignorar a exploração ilegal de propriedade intelectual que nós desenvolvemos e possuímos, nem tampouco iremos permitir que apropriação indevida e violações permaneçam sem punição”.

A ZeniMax enviou cartas para a Oculus VR semanas após a aquisição da empresa pelo Facebook, buscando um acordo extra-judicial. A Oculus VR respondeu publicamente as solicitações afirmando que “não há uma única linha de código da ZeniMax ou qualquer uma de suas tecnologias em qualquer produto Oculus” e que o código-fonte está disponível na íntegra online. A Oculus VR também insinuou que a ZeniMax só teria se manifestado sobre a suposta violação de copyright após a compra bilionária feita pelo Facebook.