Teorema de Pitágoras em PHP
Códigos
960 visualizações
Códigos
960 visualizações

Teorema de Pitágoras em PHP

Davidson Bruno - 8 de maio de 2012

Esse script foi desenvolvido com base no Teorema de Pitágoras, que é usado para encontrar os valores das medidas dos lados do triângulo reto. Para quem não sabe, sua fórmula é a² = b²+c² que é a representação da lógica "hipotenusa ao quadrado é igual a soma dos catetos ao quadrado". Baseado nessa fórmula, desenvolvi esse Teorema em um script PHP, que tem como estruturas:

Formulário para a inserção dos valores dos lados do triângulo

É um formulário simples que utiliza o método post, no qual seus valores são armazenados em variáveis (mais precisamente as variáveis a, b e c).

Construção da fórmula em PHP utilizando as funções pow e sqrt

A função pow permite trabalhar com exponenciais em PHP. Sendo os dados da fórmula do Teorema elevados ao quadrado, utilizamos essa função para elevar ao quadrado os dados inseridos nos campos do formulário. Assim, quando digo que $aquad = pow ($a, 2) estou atribuindo à variável aquad o valor de a elevado ao quadrado (o expoente desse valor é o 2 da função pow).

Já a função sqrt é o oposto da função pow, e em PHP é a raiz quadrada da matemática. Essa função é necessária para que se finalize a equação da fórmula do Teorema de Pitágoras, pois, já que os dados da fórmula, como já dito, estão elevados ao quadrado, o resultado da fórmula também estará ao quadrado sem a definição dessa função. Por exemplo: se eu digo que a² = 20² + 15² eu terei como resultado a² = 625 e a fórmula, no script terminaria por aí. Mas, como o resultado da equação pede o valor de a, e não o valor a², utilizamos a função sqrt para achar a raiz quadrada desse valor. Logo temos que a = raiz quadrada de a².

Conjunto de perguntas e respostas que serão enviadas ao usuário segundo os dados inseridos

Esse conjunto de perguntas e respostas foi baseado no que é verdadeiro e no que é falso em um triângulo reto. Por exemplo: temos que a hipotenusa NUNCA, em um triângulo reto, é menor do que UM dos catetos. Se isso acontecer, esse triângulo não é reto e o Teorema de Pitágoras não vale para essa questão.

Para esse problema, quando a < b ou a < c, é exibido o resultado “Valor da Hipotenusa menor do que o valor do outro cateto inserido. Preencha os campos com os valores das medidas nas caixas correspondentes.” e não é exibido nenhum valor para o lado procurado.

Obs:

Eu não me preocupei em formatar o script por achar que isso fica a gosto de cada um. Somente estilizei as respostas, destacando-as em vermelho.

Códigos
803 visualizações

Gerenciando eventos automáticos em PHP

Davidson Bruno - 2 de janeiro de 2010

Esse código mostra como gerenciar eventos sem precisar atualizar o seu site, somente quando criar o script você controlará os eventos conforme a sua escolha. No meu caso eu coloquei como datas principais o Natal, o Ano Novo e criei um "else" como "Nenhum", assim, quando os dias programados não coincidirem com o dia atual ele descreverá que não ocorre nenhum evento naquele dia. A execução do código se sucede assim: Primeiro utilizo o parâmetro getdate em uma variável $hoje. Assim eu crio uma sucessão de perguntas e respostas utilizando if, else if e else para definir os eventos. Reparem que deve ser utlizado duplo sinais de igual (==) e não um igual somente (=), isso definirá uma atribuição de que uma variável deverá ser idêntica a outra e não simplesmente igual. Se o dia no meu script for 25 de Dezembro será exibida a mensagem "Feliz Natal". Se o dia for 1 de Janeiro será exibida a mensagem "Feliz Ano Novo". Como gerenciar eventos em um código utilizando imagens: É bem simples. É só colocar na "echo" da pergunta img src = "nome da imagem". "extensão do arquivo(jpeg, gif, png, etc.)" entre ., da mesma forma como se coloca uma imagem em código em php, assim a imagem será exibida conforme a data atual. Lembrando que na Tag img src é preciso colocar o diretório da imagem no seu sistema. (Para que você possa testar se o código funciona realmente, crie um evento com o dia em que você está testando esse código, crie uma resposta para o evento e comprove.).

Códigos
1552 visualizações1

Dia da semana e data por extenso em PHP

Davidson Bruno - 4 de dezembro de 2009

Bom, este código é uma versão simples utilizando arrays, não é necessário estudo deste código para executá-lo. Eu estou disponibilizando-o para leigos no assunto. Mas se você quiser, pode simplesmente copiá-lo e colá-lo em seu site. Funciona assim: Criamos uma variável "meses" e especificamos que seu valor será igual a array que criaremos. Então colocamos os respectivos nomes dos meses a seus valores. Depois, criamos outra array com os valores dos dias da semana e seus respectivos valores e dizemos que essa array será igual a variável "diadasemana". Aí é só fazer a mágica e especificar na echo os valores. Abaixo está o código para que você possa anexá-lo em seu site.