Categorias

Computadores híbridos de laptop e tablet podem ser o futuro do mercado de PCs

PCs híbridos são alternativas para fabricantes

Os fabricantes de PC estão trabalhando em uma solução simples para a recente queda nas vendas destes dispositivos: computadores híbridos, que alternam entre as funções de notebook e tablet.

Essa onda de híbridos chega em um momento onde a Intel e a Microsoft – líderes do setor de computadores por bastante tempo – se preparam para anunciar resultados. Analistas de Wall Street preveem pouco crescimento na receita das duas empresas.

Porém, o lançamento do Windows 8, que pode operar com telas sensíveis ao toque, e de processadores Intel com menor consumo de energia, dão novas perspectivas para o mercado. Os fabricantes de PC podem produzir laptops finos, com touchscreen, e que podem ser convertidos em tablets.

A Microsoft deve lançar esse mês o Surface Pro, dispositivo compatível com o software para computadores desenvolvido pela companhia. Especialistas acreditam que esse é um passo importante da Microsoft, pois dispositivos como o iPad não poderão substituir os laptops, visto que é muito complicado criar conteúdo nestes dispositivos – lacuna esta que pode ser preenchida pelo novo aparelho da Microsoft.

A Intel apresentou na CES um laptop híbrido chamado North Cape, que possui uma tela de tablet afixada magneticamente a um teclado. A Asus exibiu um computador com Windows 8, e que pode funcionar como um tablet, com Android.