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10 Dicas para uma campanha de sucesso no Google Adwords

O Google AdWords pode ser uma opção de publicidade tanto para grandes empresas quanto para aquele pequeno empreendimento de um único funcionário querendo conquistar seu lugar ao Sol na vasta Internet.

Você também pode investir pouco dinheiro no sistema e obter um grande retorno ou afundar fortunas sem prestar atenção e se perguntar para onde todo esse dinheiro todo. A diferença de um caso para outro é utilizar ou não as melhores dicas para se criar uma campanha de sucesso. Trazemos aqui 10 dicas que irão erguer sua campanha, maximizando seus resultados sem sangrar seu bolso no processo:

1. Tenha uma meta clara

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Pode parecer redundante afirmar que é necessário “ter uma meta clara”, mas esta é justamente a mais importante parte de uma campanha de marketing, seja para mecanismos de busca ou não. Muitas campanhas querem apenas “deixar a marca conhecida” e despejam rios de dinheiro sem chegar a lugar algum.

A meta da maioria das campanhas de AdWords deve ser simples, mas objetiva: alavancar vendas, ampliar a base de usuários/assinantes, divulgar um canal de contato, completar um formulário. Tudo isso é rápido e fácil de quantificar. “Ampliar a presença da marca” é vago e imensurável.

O anunciante deve sempre ter em mente qual ação específica ele deseja que sua audiência realize após a campanha. Apenas com um objetivo palpável, é possível medir resultados.

2. Mantenha seu público-alvo em mente ao criar os anúncios

Um bom anúncio precisa seguir o princípio AIDAS:

  • Ele tem que chamar a Atenção do usuário;
  • Gerar o Interesse pelo o que é anunciado;
  • Despertar o Desejo pelo produto;
  • Conduzir a uma Ação por parte da audiência;
  • Oferecer Satisfação para aqueles que seguirem o link.

3. Não engane os consumidores

O exato oposto do AIDAS é a mentira, a busca a qualquer custo pelo clique fácil que apela para palavras-chave que não fazem parte do conteúdo anunciado. Não engane sua audiência. Certifique-se que a página de destino entrega exatamente o que foi prometido com relevância para aquilo que foi promovido.

Lembre-se que o consumidor já está engajado naquelas palavras-chave, uma vez que ele iniciou a busca que ativou as AdWords no resultado. Não tente se aproveitar da popularidade de termos sem oferecer o que o público deseja, nem tente desviar a atenção para outro tópico. Maximize esse engajamento a seu favor, não tente nadar contra a correnteza.

4. Use e abuse de palavras-chave negativas

Mas, como evitar que o consumidor seja “enganado” por palavras-chave similares que nada tem a ver com sua campanha ou produto? Use o poder das palavras-chave negativas. Pensando justamente nesse problema, o Google criou essa ferramenta que permite que você selecione outras palavras-chave que poderiam estar associadas a sua campanha, mas que você não deseja que estejam. Essa especificidade às avessas garante que seus anúncios não apareçam para quem não os julgaria relevantes.

Evitando os falso positivos, os cognatos e os enganos, você não apenas preserva sua audiência de mal-entendidos como também aumenta a relevância dos seus anúncios e seu nível de qualidade para os algoritmos do Google.

5. Tenha um alvo

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Na medida do possível, direcione seus anúncios usando todos os tipos de direcionamento de palavra-chave: para palavra exata, para frase exata, por aproximação. Obviamente, foque seus investimentos nas palavras exatas que melhor caracterizem sua campanha.

Separe seus grupos de anúncios por tipos de palavras-chave além da categoria, para manter sua campanha organizada e seus resultados claramente visíveis.

Mas não pare apenas nas palavras-chaves: se é para direcionar sua campanha para o alvo certo, especifique também região geográfica, tipo de site onde deve aparecer, perfil da audiência, etc. Se for relevante para o seu negócio, não hesite em especificar. É melhor poucos cliques realmente intencionados do que diversos cliques (e custos) perdidos em atrair um público que irá embora sem interagir.

6. Não ignore usuários em dispositivos móveis

Uma campanha para usuários em plataforma desktop não pode ser igual a uma campanha focada para usuários em plataformas móveis, nem tampouco você deve ignorar esses últimos.

Com o Google AdWords é possível criar anúncios preferenciais para mobilidade, com chamadas à ação exclusivas e combinadas com páginas de destino otimizadas para a necessidade de múltiplos tamanhos de tela. Esse combo focado pode ser uma solução ímpar para atrair, fidelizar e conquistar usuários que são negligenciados ou tratados como usuários de desktop.

7. Nunca pare de experimentar

Não é porque você já identificar sua meta e sua audiência que significa que sua campanha está concluída. É necessário executar vários testes para maximizar o seu retorno, sem nunca estar satisfeito. Trata-se de um processo contínuo que começa com a identificação das palavras-chaves e vai afunilando, passando por diferentes tipos de texto e diferentes modelos de página de destino até chegar em uma fórmula satisfatória. Então, ajusta tudo novamente.

Mas faça ajustes progressivos: se você alterar sua página de destino ao mesmo tempo que modifica 20 palavras-chave na campanha, como será possível isolar a causa do efeito conseguido, como saber qual mudança foi a maior responsável pelo impacto da campanha? Às vezes, uma única palavra pode fazer toda a diferença e você precisa descobrir qual é.

Crie variações de sua campanha e monitore qual das versões obtém o melhor CTR, o mais baixo custo por clique, o maior número de conversões, etc. Por estas métricas, mantenha apenas os anúncios que apresentam boa performance, descarte o resto e recomece o processo de seleção natural criando novos anúncios.

8. Registre as conversões

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Esteja preparado para identificar imediatamente que combinação de palavras-chaves, texto e demais elementos estão disparando uma venda, um cadastro, uma meta. Sem este controle, todo o resto desmorona e se converte em “achômetro”.

Acompanhar as suas conversões é crucial para o sucesso da campanha. Seja essa conversão uma venda, uma assinatura, um cadastro, ou qualquer outra ação que você tenha estipulado como meta lá no primeiro tópico de nossa lista. Esta é a ação em tudo culmina e precisa ser registrado o seu sucesso. A análise de conversões permite a otimização continuada baseada em dados palpáveis e oferece uma visão retorno do seu investimento na campanha.

9. Monitore e ajuste suas campanhas

Uma boa campanha não se adapta sozinha, ela precisa ser monitorada e ajustada de acordo, pelo menos uma vez por semana. Isso ajuda a maximizar seu retorno, privilegiando as boas palavras-chaves e descartando aquelas que não estão obtendo êxito.

Não tenha medo de ajustar as configurações de sua campanha enquanto ela ainda está acontecendo. Elas não foram gravadas no bronze: pausar palavras-chaves e anúncios com baixo CTR, reduzir ofertas por palavras-chaves de baixo retorno, aumentar ou reduzir o orçamento diário, tudo é permitido.

Uma excelente ferramenta para esta estratégia é o relatório de termos de pesquisa.

10. Aprenda a usar o remarketing

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O Remarketing é outra ferramenta do próprio sistema do Google AdWords que não pode faltar na sua estratégia de campanha. É uma funcionalidade que permite manter sua audiência fidelizada após uma visita ao seu site, amplificando as chances de interação.

Combinando o poder do Google Analytics e das Listas Inteligentes, o sistema consegue analisar os dados de rastreio de seus visitantes, não importando sua origem, e identificar com alta probabilidade de acerto os mais propensos a realizar uma conversão. Em seguida, o Google pega essas dados e manda para sua campanha do AdWords, realizando o remarketing. Trata-se de uma segunda chance para um audiência que já foi engajada e pode ser engajada novamente com sucesso.