0 Compartilhamentos 176 Views

10 plugins de Firefox para impulsionar sua produtividade

24 de janeiro de 2015

Seu navegador não precisa ser apenas um portal de acesso para redes sociais e YouTube. Ele também pode se tornar um instrumento de produtividade e um aliado na sua rotina profissional. Basta turbiná-lo com os plugins corretos.

Trazemos aqui uma lista de 10 plugins gratuitos para Firefox que podem dar aquele gás no seu dia a dia:

1) O Fox, Só Que Melhor

fox-only-better

Esse plugin de nome pretensioso faz uma operação plástica no visual do seu navegador, removendo todas as rugas e todas as distrações possíveis. Barras de menu? Fora com elas. Caixa de endereço? Fora com ela. Caixa de busca? Chega. Barras de ferramentas? Nunca mais. As principais funções são compactadas no topo da tela, maximizando o espaço dedicado tão somente à página que você está visualizando, aumentando a usabilidade.

Precisa de algum destes elementos que o plugin removeu? Não se preocupe, é só aproximar o mouse da área onde eles costumavam ficar e eles reaparecem para que possam ser utilizados novamente.

2) Wired Marker

wired-marker

Para quem tem os livros repletos de marcações de todas as cores, chegou a chance de fazer o mesmo na Internet. Com esse plugin, é possível marcar o texto que você desejar na página que quiser e, quando retornar para o endereço, a marcação ainda estará lá para você. Uma ferramenta essencial para quem consome tutoriais na web ou quer deixar registrada aquela solução matadora de um problema. As possibilidades são infinitas.

3) LeechBlock

leechblock

Esse plugin é para você que não consegue se controlar e fica conferindo o Facebook ou o Twitter a cada dez minutos. Se você não se controla, esse plugin vai controlar você. Ou pelo menos sua navegação, bloqueando os domínios que você especificar nos horários que você determinar, afastando esse vício de você. É uma ferramenta poderosa para manter o foco em suas atividades prioritárias.

Desde que você não trapaceie o plugin…

4) Mind the Time

mind-the-time

Com o mesmo objetivo do LeechBlock, este plugin também quer evitar que você desperdice seu tempo com sites que não estão vinculados às atividades que você precisa fazer. Mas, ao invés de proibir acesso, esse aqui busca conscientizá-lo da forma como seu tempo é gasto, cronometrando até o último segundo o que você visualiza. Esse plugin oferece relatórios diários, semanais ou mensais, mostrando preto no branco como seu tempo é gasto na web. Você não fazia ideia de que era possível perder até 24 horas por semana nas redes sociais? Agora você sabe.

 5) Tab Mix Plus

tab-mix-plus

O controle de abas do Firefox vem evoluindo versão após versão, mas se você deseja ainda mais controle sobre o seu comportamento, esse plugin entrega. Com ele, é possível recuperar com facilidade abas fechadas anteriormente, duplicar abas, bloquear abas, fixar abas, posição de abertura, controlar novas janelas para funcionarem como abas e dezenas de outras opções para você ajustar ao seu gosto.

6) FireShot

fireshot

Um dos plugins preferidos aqui da Redação, o FireShot turbina o processo de capturar telas do navegador. Com ele, você consegue capturar uma página inteira, inclusive o conteúdo que existe abaixo da barra de rolagem, por exemplo. Também é possível capturar apenas uma área selecionada da tela ou apenas a área visível. O conteúdo capturado pode ser automaticamente copiado na Área de Transferência, salvo como imagem de diferentes formatos, exportado como PDF, enviado por e-mail, enviado para o OneNote, entre outras opções.

7) Tile View

tile-view

Uma vez instalado esse plugin, você poderá clicar no ícone na barra de ferramentas ou no novo campo na barra de menu e concentrar diversas abas em uma única tela ajustável. Você poderá redimensionar as faixas de acordo com suas necessidades ou seguindo padrões já configurados no plugin. Para quem já conhece a interface moderna do Windows 8 e dos sistemas operacionais seguintes da Microsoft, é o mesmo conceito adaptado para sua navegação.

8) Lazarus: Form Recovery

lazarus

Ressuscite os formulários mortos com este plugin! Lembra quando você gastou uns bons dez minutos preenchendo uma ficha na Internet ou uma postagem no WordPress apenas para ver o navegador fechando sozinho ou ver o sistema expirando o tempo?Já teve que preencher tudo de novo, xingando muito o computador? Esse plugin resolve este problema mantendo um backup independente de tudo que você digita. Então, da próxima vez que algo der errado, basta reabrir a página e o plugin preenche tudo de novo para você.

O plugin ainda vem com robustas opções de segurança para evitar que o conteúdo armazenado caia acidentalmente em mãos erradas. O material guardado também pode ser automaticamente apagado depois de um período de tempo especificado.

9) URL Fixer

url-fixer

Às vezes, na pressa do dia a dia, acabamos digitando errado um endereço que frequentamos sempre ou que nos foi passado de boca por algum conhecido. O resultado é uma página que não carrega, ou pior, uma página falsa criada por algum interesseiro. Felizmente, com esse plugin, o risco de isso acontecer desaparece. Ele funciona como um autocorretor para endereços digitados no navegador. Você pode configurar suas próprias regras e ensinar o plugin a grafia correta dos endereços que visita.

10) ReminderFox

reminderfox

Calendários são fantásticos, já que poucos tem memória de elefante para guardar tudo. Mas, ao invés de ter um programada dedicado a te lembrar de seus compromissos permanentemente aberto, porque não utilizar o poder do navegador que você já deixa sempre aberto? Com esse plugin você pode ter uma agenda básica em mãos, com lista de tarefas e lembretes diretamente no navegador. As mensagens aparecem durante sua navegação e são difíceis de não serem notadas. Como bônus, o plugin também pode importar seu arquivo do Google Calendar para você não perder nada importante.

Você pode se interessar

TypeScript // Dicionário do Programador
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,808 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,808 visualizações

TypeScript // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 18 de março de 2019

TypeScript é o termo falado nesse Dicionário do Programador, conheça mais sobre o assunto.

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/03)
Notícias
11 visualizações
Notícias
11 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/03)

Carlos L. A. da Silva - 15 de março de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Mega Bate-Papo com o Programador BR (feat. Igor Oliveira) // CDF Entrevista
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,812 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,812 visualizações

Mega Bate-Papo com o Programador BR (feat. Igor Oliveira) // CDF Entrevista

Thais Cardoso de Mello - 14 de março de 2019

Batemos um papo muito divertido e informativo com o Igor Oliveira (do canal Programador BR).

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

World Wide Web completa 30 anos!
Notícias
13 visualizações
13 visualizações

World Wide Web completa 30 anos!

Carlos L. A. da Silva - 12 de março de 2019
Ada Lovelace: o cérebro que nunca morre
Artigos
134 visualizações1
134 visualizações1

Ada Lovelace: o cérebro que nunca morre

Carlos L. A. da Silva - 12 de março de 2019
Scrum // Dicionário do Programador
Vídeos
15 visualizações
15 visualizações

Scrum // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 11 de março de 2019