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5 dicas para você se encaixar no perfil do profissional de TI moderno

O mercado de Tecnologia da Informação vem se desenvolvendo de forma acelerada há anos, mas atualmente está cada vez mais dinâmico e competitivo.

Com isso em mente, alguns executivos da empresa Exceda decidiram criar um guia com 5 dicas que você pode usar para se destacar na hora de fazer uma entrevista ou se quiser crescer na empresa. Vem ver:

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1. Autodidata

Com a velocidade das atualizações e anúncios de novas tecnologias diariamente, algumas vezes treinamentos e cursos não adiantam muito no mercado.

Por isso, a primeira dica é: Google. Buscar informações proativamente e estar atento aos movimentos de empresas do setor e tecnologias emergentes pode ajudar muito mais do que passar semanas em cursos sobre coisas que já nem são usadas mais.

2. Trabalho em equipe

Nem todo mundo gosta, mas trabalho em equipe é um ponto fundamental para qualquer quem está na área de TI, pois a maioria lida com projetos que normalmente têm grandes equipes.

3. Idioma

The book needs to be on the table.

A fluência em inglês é imprescindível no mundo atual. Especialmente quando muitas informações vitais para o seu trabalho estão nesse idioma e boa parte das empresas já o adotaram como língua mestra.

4. Visão de negócio

O profissional de TI sustenta a estratégia de negócios fazendo com que a tecnologia atenda as necessidades da empresa e seus colaboradores. Por isso, ele deve compreender o mercado, considerando a tecnologia da informação como ferramenta estratégica para alavancar os negócios.

5. Fator Comportamental

Por último, porém não menos importante, é necessário que o profissional compreenda seu papel fundamental no todo, seja em um projeto ou processo, e que tenha sensibilidade para perceber seus pontos fortes e francos, bem como o de seus colegas.

Atualmente, em um mundo cheio de mídias sociais, starups e aplicativos, um profissional de TI não pode mais basear-se apenas em seu conhecimento técnico para crescer, ele precisa saber lidar com pessoas, liderar projetos, mediar conflitos e muito mais.