0 Compartilhamentos 192 Views

5 Plugins gratuitos de Photoshop para salvar seu dia

Para muitos profissionais, o Adobe Photoshop é mais do que uma ferramenta: é o princípio e o fim, o programa mais importante de suas carreiras. Poucos programas atingem esse patamar de se confundir muitas vezes com a profissão de seus usuários e se tornarem líderes absolutos.

Mas não é porque o Photoshop é tão poderoso assim que não signifique que ele não pode ser melhorado. Até a própria Adobe sabe disso e possibilita a produção de plugins e filtros alternativos para que cada um utilize a ferramenta como desejar.

Trazemos aqui uma seleção de 5 plugins gratuitos e matadores que foram criados por usuários e para usuários para reduzir o número de etapas que você gasta com tarefas triviais e se concentrar mais na sua arte. Estes plugins economizam seu tempo e salvam o seu dia:

1) SavePanel

save-panel

Este plugin gratuito para Photoshop foi criado para gerar atalhos para o processo de salvamento de arquivo. Se você costuma salvar seus trabalhos sempre nos mesmos formatos, com as mesmas dimensões e nas mesmas pastas, porque não colocar seu padrão ao alcance de um clique?

Você pode configurar os botões que desejar, customizando pasta de destino, dimensões, formato de arquivo e nome do arquivo de acordo com os seus critérios. Você pode até mesmo combinar o poder do plugin com seu Dropbox ou outra ferramenta de armazenamento na nuvem para criar botões que compartilham seu trabalho terminado com determinados usuários: basta especificar uma pasta no Dropbox e o plugin irá salvar nela com um único clique.

2) GuideGuide

guide-guide

Este é provavelmente um dos plugins gratuitos para Photoshop mais conhecidos. Para quem trabalha com precisão e precisa dividir por algum motivo sua área de trabalho em grades, ele é essencial: a geração de grades fica muito mais rápida do que seria possível fazer manualmente.

Você pode criar uma grade de múltiplas colunas e/ou linhas apenas especificando o número de colunas e/ou linhas que deseja, sem precisar fazer os cálculos. A divisão precisa e o posicionamento das linhas são realizados automaticamente pelo plugin. E você ainda pode configurar uma larga quantidade de parâmetros, como margens, distância entre as grades, etc.

3) Renamy

renamy

Quem nunca recebeu um arquivo PSD criado por outra pessoa com dezenas e dezenas de camadas sem nome e gastou muito tempo só para colocar ordem na bagunça? Se você já passou por isso, você vai precisar do Renamy. Se foi você que enviou esse arquivo porque ficou com preguiça de dar nome para todas aquelas camadas, você também precisa do Renamy.

Esse plugin gratuito para Photoshop permite que você renomeie múltiplas camadas com um único clique. Como se isso já não fosse uma funcionalidade matadora, o plugin também permite que você realize um Localizar e Substituir nos nomes das camadas.

Supondo que em algum momento do seu projeto, você tenha “camada vermelha”, “borda vermelha”, “sombra vermelha” como nomes de camadas, mas o cliente odiou a cor vermelha e agora você está usando verde. Com o Renamy, ele pode substituir rapidamente todos os “vermelha” por “verde”, como se você estivesse editando um arquivo de texto comum.

Mas o plugin não para por aí e ainda oferece uma função de autocompletar para os nomes das camadas, baseado nos nomes das camadas mais recentes. Ele pode ainda associar uma numeração para cada camada em ordem crescente.

4) Interface Tools

interface-tools

Esse plugin gratuito para Photoshop reúne em uma só caixa algumas das ferramentas mais utilizadas, além de atalhos para algumas funções mais comuns do programa. Através do Interface Tools você pode ativar ou desativar o ajuste de pixels, cortar o documento para remover os pixels transparentes dos lados e exportar diretamente como PNG para sua Área de Trabalho.

Outras duas funções matadoras são os botões de alinhamento vertical e horizontal. Depois que você selecionar uma área à qual haverá o alinhamento, você poderá alinhar camadas horizontalmente ou verticalmente com um clique. Camadas desagrupadas funcionarão como agrupadas para esta função e depois serão desagrupadas novamente, sem atrapalhar sua estrutura de ordem de camadas ou diretórios.

5) Pixel2Vector

pixel-2-vector

Este pequeno mas impressionante plugin gratuito para Photoshop faz uma única coisa, mas faz muito bem e com um único clique: ele converte sua forma ou gráfico bitmap em um vetor. Agora, você pode desenhar livremente a forma que desejar com suas ferramentas preferidas e, com um clique, converter a imagem para o formato vetorial e com o caminho marcado.

A partir daí, você pode redimensionar a figura ou alterar sua cor sem nenhuma perda de qualidade.

Você pode se interessar

TypeScript // Dicionário do Programador
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,807 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,807 visualizações

TypeScript // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 18 de março de 2019

TypeScript é o termo falado nesse Dicionário do Programador, conheça mais sobre o assunto.

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/03)
Notícias
9 visualizações
Notícias
9 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/03)

Carlos L. A. da Silva - 15 de março de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Mega Bate-Papo com o Programador BR (feat. Igor Oliveira) // CDF Entrevista
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,811 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,811 visualizações

Mega Bate-Papo com o Programador BR (feat. Igor Oliveira) // CDF Entrevista

Thais Cardoso de Mello - 14 de março de 2019

Batemos um papo muito divertido e informativo com o Igor Oliveira (do canal Programador BR).

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

World Wide Web completa 30 anos!
Notícias
11 visualizações
11 visualizações

World Wide Web completa 30 anos!

Carlos L. A. da Silva - 12 de março de 2019
Ada Lovelace: o cérebro que nunca morre
Artigos
132 visualizações1
132 visualizações1

Ada Lovelace: o cérebro que nunca morre

Carlos L. A. da Silva - 12 de março de 2019
Scrum // Dicionário do Programador
Vídeos
13 visualizações
13 visualizações

Scrum // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 11 de março de 2019