0 Compartilhamentos 714 Views

Como melhorar o sinal da sua rede Wi-Fi

15 de dezembro de 2014

A operadora vendeu um acesso sem fio de banda larga e você sente como se estivesse navegando em conexão discada? Antes de acionar o PROCON ou reclamar na Internet, existem 6 truques relativamente simples que você pode aplicar para aproveitar ao máximo sua velocidade de Wi-Fi.

1) Cuidado com a segurança e elimine os vampiros

vampiros

“Conexão!” “Conexão!”

De que adianta ter uma banda larga de causar inveja nos vizinhos se estes mesmos vizinhos estão pendurados na sua conexão desprotegida vendo vídeos no YouTube como se não houvesse amanhã? Qualquer um passando na rua com um celular pode pegar carona no seu sinal se não houver o mínimo de segurança.

Utilize segurança do nível WPA2 e crie uma senha forte para a rede. Pode anotar em um papel se acha que vai esquecer: o objetivo aqui é impedir quem está fora da casa de acessar sua rede, afinal de contas.

Você pode se impressionar com o ganho de velocidade (e receber uns olhares atravessados na portaria do prédio, é normal).

2) QoS é seu amigo

O que muita gente não sabe é que na maioria das vezes o vampiro está dentro de casa mesmo. Muitas aplicações de todos os dispositivos conectados a rede Wi-Fi estão disputando a tapa a prioridade da conexão. O Netflix quer rodar filmes, o antivírus quer baixar atualizações, o smartphone vai tentar puxar atualizações para todos os seus aplicativos, o cliente de torrent quer a banda toda para ele, o programa de e-mail está checando as mensagens. Sem organização, você pode acabar tendo uma experiência ruim justamente naquela hora que você precisa.

Para resolver esta confusão existe um processo chamado QoS, ou Quality of Service, que identifica como funciona cada aplicação que solicita acesso à banda e administra prioridades. Por exemplo, um programa de torrent pode muito bem perder um pacote de vez em quando (que será recuperado depois) ou ter sua velocidade reduzida quando um Netflix está rodando. Já o Netflix não pode se dar ao luxo de ver sua fatia do bolo diminuída ou o usuário verá seu filme favorito travando toda hora. O que o QoS oferece é um filtro de tráfego, o temido traffic shaping praticado por algumas operadoras de Internet, mas a nível local.

Consulte o manual do seu roteador e ative essa opção. O QoS pode ser aplicado manualmente, o que é um método cansativo e exige conhecimento do que está sendo feito, de acordo com o modelo. Ou você pode ter a sorte ou o bom-senso de ter comprado um roteador que realiza o chamado QoS Inteligente, que automatiza a tarefa e oferece suporte ao protocolo Wi-Fi Multimedia (WMM), que basicamente prioriza aplicações de voz e vídeo sobre downloads e outros processos.

3) Encontre um bom lugar para seu roteador

Roteadores Wi-Fi não são peças bonitas de design e certamente não combinam com a decoração da sua casa. Mas isso não é motivo para você escondê-lo atrás da televisão, dentro de um armário fora da vista ou perto da caixa do gato. O sinal é invisível, mas isso não significa que ele não precisa de uma boa linha reta para se propagar.

O melhor lugar seria o centro de sua casa ou escritório, um lugar com um bom campo de visão desobstruído para os outros dispositivos. Um altarzinho talvez ajude, mas não há comprovação científica. Se não for possível, tente ao máximo mantê-lo longe de paredes de tijolo ou barreiras de metal, que podem interferir e muito com a propagação do sinal.

roteador-gato

“Por mim, aqui está de boa”

Por incrível que pareça, posicionar o roteador exatamente do lado do dispositivo que irá utilizá-lo não é uma boa ideia, principalmente se haverá streaming constante de dados. Neste caso, um cabo físico de rede teria uma performance superior.

4) Mude de canal

Compartilhar o mesmo “canal” para o sinal de seu roteador não é um evento comum. Mas também não é raro. Isso significa que outro aparelho próximo de sua residência ou escritório está transmitindo um sinal muito parecido com o seu e um está interferindo com o outro sem saber.

Você pode usar um programa terceirizado para detectar os canais próximos e identificar qual é o seu. Já falamos sobre isso anteriormente, mas é um truque que sempre é bom relembrar.

5) Troque para um sinal mais forte

Dispositivos mais modernos como iPhones, iPads, aparelhos Android e notebooks costumam funcionar com os mais recentes padrões do protocolo de rede. De acordo com a idade do aparelho conectado, talvez eles não sejam compatíveis com o padrão 802.11n ou 802.11ac.

wi-fi-passaro

Mas, se os seus dispositivos tem todos menos de um ano de vida, você pode trocar para estes novos padrões com tranquilidade. Consulte os manuais de operação dos aparelhos e do roteador e desfrute de um sinal mais forte e velocidades mais altas sem gastar um centavo extra. Não é mágica, é tecnologia.

6) Compre um repetidor

Não tem banda larga nem dica que dê conta se o seu pobre roteador precisa cobrir uma área muito grande sua casa ou escritório. Não tem reza forte que faça ele ter um bom sinal na sua piscina ou lá no quinto andar, onde fica o pessoal da Contabilidade.

Felizmente, existe um dispositivo pode resolver seu problema: ele se chama repetidor. Ele simplesmente pega o sinal Wi-Fi e passa pra frente, fazendo pela seu acesso de Internet o mesmo que uma extensão elétrica faz pela sua tomada. A má-notícia é que não é um dispositivo barato, custando, em média, o dobro do valor de um roteador no Brasil. Ainda assim, é uma solução mais confortável do que contratar um segundo ponto de acesso para sua casa.

Consulte seu plano de Internet antes para saber se ele permite a instalação de repetidores.

Carregando...

Você pode se interessar

As melhores extensões gratuitas para Visual Studio 2022
Artigos
110 visualizações
Artigos
110 visualizações

As melhores extensões gratuitas para Visual Studio 2022

Carlos L. A. da Silva - 20 de janeiro de 2022

Comece o ano com a melhor ferramenta para complementar seu trabalho!

Conhecendo Svelte
Artigos
294 visualizações
Artigos
294 visualizações

Conhecendo Svelte

Carlos L. A. da Silva - 6 de janeiro de 2022

Svelte, React ou Vue? O especialista Josh Collinsworth disserta sobre a solução em seus mínimos detalhes.

Petrobras abre concurso com 757 vagas de nível superior
Artigos
350 visualizações
Artigos
350 visualizações

Petrobras abre concurso com 757 vagas de nível superior

Redação - 30 de dezembro de 2021

Há vagas para cientistas de dados, engenheiros e analistas de sistemas entre outras carreiras. As inscrições permanecerão abertas até o dia 05 de janeiro de 2022.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

A história da imagem mais antiga da internet
Artigos
382 visualizações
382 visualizações

A história da imagem mais antiga da internet

Carlos L. A. da Silva - 28 de dezembro de 2021
Coreia do Sul no mapa dos jogos
Artigos
380 visualizações
380 visualizações

Coreia do Sul no mapa dos jogos

Carlos L. A. da Silva - 22 de dezembro de 2021
Rust é o futuro da infraestrutura JavaScript
Artigos
682 visualizações
682 visualizações

Rust é o futuro da infraestrutura JavaScript

Carlos L. A. da Silva - 6 de dezembro de 2021
Influenciadores digitais que não existem
Artigos
662 visualizações
662 visualizações

Influenciadores digitais que não existem

Carlos L. A. da Silva - 2 de dezembro de 2021