IMEI significa “International Mobile Equipment Identity“, ou “Identificação Internacional de Equipamento Móvel”. Trata-se de um código numérico único, atribuído a cada celular ou smartphone existente.
Trata-se, também, de um código de identificação que independe da operadora, da loja e do usuário. É uma espécie de “assinatura” ou “impressão digital” do aparelho, digamos assim.
É fácil chegarmos à conclusão, portanto, que o IMEI pode (e deve) ser utilizado pelo usuário que tiver seu dispositivo roubado ou perdido, por exemplo. Assim, é possível realizar o bloqueio do mesmo facilmente.
iPhones e celulares Android podem ser bloqueados facilmente através da utilização do IMEI: basta que o usuário tenha o código em mãos e o informe à operadora, à polícia, etc.
E, lembre-se: previna-se. Antes de qualquer tipo de problema, antes que você (infelizmente) tenha seu celular roubado ou perdido, localize o IMEI do mesmo e anote-o.
Guarde-o, copie-o. Armazene-o em um lugar seguro. Utilize, por exemplo, um gerenciador de senhas que conte com o recurso de “notas seguras” (ou similar), como o LastPass, o Dashlane ou o Roboform.
Vamos te apresentar agora 07 (sete) maneiras de obter o IMEI do seu aparelho:
1) Discando o código universal
Esta é, talvez, a maneira mais simples e rápida de descobrir o IMEI. Funciona em qualquer celular, iOS ou Android. Abra o discador do aparelho e digite o seguinte:
*#06#
É isso mesmo: “asterisco”, “jogo da velha”, “zero”, “seis”, “jogo da velha”. O IMEI será então exibido na tela.
Obs: não utilize espaços.
Obs 2: caso algum tipo de sinistro já tenha acontecido, o método acima não funcionará, por motivos óbvios. Alguns dos métodos abaixo também não, vale ressaltar. Nestes casos, utilize algum dos métodos abaixo que não exija que você ainda tenha o aparelho em mãos (opções “2”, “6” e “7”).
2) Verifique na caixa
As caixas dos celulares geralmente contam com uma etiqueta em uma das laterais. Uma etiqueta que também conta com um código de barras, vale ressaltar. Caso você ainda a guarde (prática altamente recomendável), busque pelo IMEI aí.
3) Verifique sob a bateria
Desligue o iPhone ou o celular Android, remova a tampa traseira e a bateria (caso possível), e busque por uma etiqueta. Nela, também deverá constar o IMEI do aparelho.
4) Android – Através das configurações
Abra a gaveta de aplicativos do seu smartphone Android e vá em “Configurações”. Role a tela para baixo, até chegar em “Sobre o telefone”. A seguir, acesse “Status” ==> “Informações de IMEI” (ou algo parecido). Aí estará o IMEI do seu dispositivo.
5) iOS (iPhone) – Através das configurações
Em dispositivos iOS, toque em “Ajustes” e a seguir em “Geral”. A seguir, utilize a opção “Sobre”, e role a tela para baixo: o IMEI também aparecerá aí.
6) Android – através do Painel do Google
É possível obter o IMEI de seu dispositivo Android através da web, pelo Painel do Google. Acesse este link, antes de qualquer coisa, e faça login com a mesma conta utilizada em seu celular.
A seguir, localize o grupo de opções “Android”, onde serão listados todos os dispositivos existentes na sua conta:
Toque no ícone do robozinho verde e a lista será expandida. Aparecerá então, logo a seguir, uma listagem com todos os dispositivos atrelados à sua conta, incluindo seus respectivos códigos IMEI:
7) iOS (iPhone) – através de sua conta Apple
Acesse este link e faça login com sua conta Apple (a mesma utilizada em seu iPhone). A seguir, vá até o grupo de opções “dispositivos”, onde serão listados seus iPhones ou iPads. Clique em “Ver detalhes” e responda às questões de segurança:
Logo em seguida serão listados todos os seus dispositivos iOS. Clique no link daquele que deseja consultar, e o IMEI será exibido em uma nova janela popup:
Finalizando
Vale lembrar que caso seu celular já tenha sido perdido ou roubado, você deverá, obrigatoriamente (e por motivos óbvios), utilizar os métodos “2”, “6” ou “7” (veja acima).
E não deixe de obter seu IMEI o quanto antes, armazenando-o em algum lugar seguro. Lembre-se: é sempre melhor prevenir do que remediar.
Lembramos que a utilização de gerenciadores de senhas é altamente recomendável, neste caso. Assim, você será capaz de armazenar não apenas o IMEI de seus celulares, mas também diversos outros tipos de informações sensíveis, com bastante segurança (e quase sempre com a possibilidade de armazenamento na nuvem).
Muitos gerenciadores de senhas contam com recursos que permitem o armazenamento de notas, anotações diversas, etc, de maneira segura (Roboform, Dashlane, LastPass, Sticky Password, 1Password, etc). Busque por tais recursos e faça uso dele, portanto, para o armazenamento do IMEI de seus celulares.