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7 Passos para preparar sua loja online para a Black Friday e o Natal

12 de novembro de 2019

“Já é Natal na… “, conforme canta o single de uma loja famosa de departamentos. Isso significa a época mais desafiadora para o comércio eletrônico, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista logístico. Isso também representa possibilidades de faturamento que superam e muito outros períodos do ano. Antes mesmo do Natal, já teremos a prova de fogo da Black Friday.

Ou seja, a chave do sucesso ou do fracasso de um negócio certamente estará presente nas próximas semanas. Para administradores de sistemas, esse é o momento de mostrar o seu serviço e deixar tudo pronto para o grande fluxo de visitantes que virão. Se a loja online não estiver preparada para essa demanda, vendas serão perdidas.

Cabe aos webmasters garantir o funcionamento da parte técnica nesse momento, assegurar que as mudanças realizadas ao longo do ano estejam adequadas para essa fase crucial. Por conta disso, elaboramos uma lista de 7 passos que devem ser checados para se certificar de que tudo está em seu devido lugar.

1) Revise os dados analíticos do ano anterior

Não adianta tentar adivinhar o que vai acontecer esse ano. É necessário ter em mãos dados analíticos do ano anterior para se ter uma noção científica do que sua loja online pode atravessar agora. Extraia o máximo de informação dos dados coletados anteriormente e, se você não tem essas informações, fica a dica para o ano que vem.

De posse dos relatórios de acesso do ano passado, procure entender os seguintes pontos:

  1. Quais são os dispositivos mais utilizados por seus visitantes;
  2. Que páginas obtiveram o maior volume de tráfego;
  3. Que palavras-chave foram mais utilizadas para chegar no seu site;
  4. Que canais trouxeram maior tráfego (mecanismos de busca, links em redes sociais, email, links em outros sites, banners etc);
  5. Que páginas obtiveram o maior volume de saídas, sem completar a compra;
  6. Que produtos foram os mais populares;
  7. Que alteração no volume de tráfego aconteceu entre a temporada de final de ano e a média global;
  8. Qual é a composição demográfica do seu público no período.

Todos esses dados podem oferecer uma orientação consistente para sua estratégia de otimização de site, suas vendas, sua campanha publicitária e os pontos de gargalo que podem reduzir sua performance nesse período. Saber o que deu certo e o que deu errado anteriormente é a chave para o sucesso agora.

2) Certifique-se de que o site está organizado

A forma como sua loja eletrônica está organizada para o dia a dia pode não ser a melhor forma para a temporada de final de ano. Dados analíticos, como vimos no tópico anterior, podem oferecer uma visão do público que acessa a loja nesse período. Determinadas páginas, categorias e produtos podem precisar de uma ênfase maior, de acordo com a demanda.

Por exemplo, se produtos de custo diferenciado tem mais saída no período, eles podem precisar de um destaque maior na navegação para maximizar as vendas. Da mesma forma, se a loja oferece produtos específicos para o Natal ou a Black Friday, é fundamental que eles não fiquem escondidos no conteúdo do site. Reorientar a navegação para esse fim pode ter um impacto muito grande tanto na forma como os mecanismos de busca identificam a relevância de sua loja como também podem ajudar o usuário final a encontrar o que deseja.

Certifique-se também de testar a usabilidade do site e verificar a existência de páginas inexistentes ou quebradas. Uma impressão ruim da forma como o site foi construído pode significar uma impressão ruim da loja e seus produtos e prejudicar nas vendas.

3) Confirme a otimização para SEO

Por outro lado, é importante observar: cada página nova, cada mudança na navegação deve seguir as mesmas boas práticas de SEO que já vem sendo adotadas pelo resto do site desde sua criação. Se sua empresa ou cliente nunca investiu nisso, lamento dizer: agora é tarde. A época das compras está aqui, a loja precisa aparecer em destaque nos resultados de busca agora. Esse é o momento de verificar o que já foi feito e colher o que foi plantado.

De qualquer forma, confirme que:

  1. A URL de cada página é intuitiva e inclui palavras-chave relevantes;
  2. O título do cabeçalho da página inclui a palavra-chave primária;
  3. Todos os títulos dentro do conteúdo estão formatados corretamente (H1, H2, H3…) e incluem palavras-chave relevantes ao conteúdo;
  4. As imagens contenham atributo ALT com a palavra-chave relevante, que também pode estar presente no nome do arquivo.

Mantenha sempre em mente que excesso de palavras-chave também pode ser prejudicial, ser penalizado pelo mecanismo de busca e afetar a percepção do seu usuário sobre a legibilidade do conteúdo. Ofereça conteúdo natural e orgânico: não deixe a clareza em segundo plano em troca de introduzir mais palavras-chave, principalmente se elas não forem relevantes.

O tema de otimização para mecanismo de busca é exaustivo demais para o escopo desse artigo, mas não pode ser negligenciado e deve ser levado em conta par ao sucesso de seu comércio eletrônico.

4) Garanta que seu servidor de hospedagem está pronto para a carga adicional

Entra ano, sai ano, e os grandes sites tombam na hora da Black Friday ou enfrentam congestionamentos. Evitar esse tipo de experiência para o usuário é fundamental: se um site não está respondendo na plataforma que o usuário está usando, ele vai procurar fazer suas compras na concorrência.

Até mesmo a Amazon passa por esse tipo de problema, mas isso não quer dizer que seu comércio eletrônico, independente do tamanho, não deva tomar medidas preventivas para evitar indisponibilidade no período. Avalie o tráfego do ano passado e espere um tráfego ainda maior.

Prepare seu servidor de hospedagem para a demanda, certifique-se de que seu plano de hospedagem comporta o fluxo de visitantes e oferece velocidades consistentes. Não hesite em entrar em contato com os administradores do serviço, se for necessário.

Se você administra o servidor, testes de stress antecipados podem determinar a possibilidade do seu site suportar o tráfego real em momentos de pico.

5) Teste o carrinho de compras do seu site

Se acontecer algum gargalo no processo de finalização de compras da sua loja, esse pequeno erro pode se tornar um erro muito grande e uma perda de vendas significativa nesse período. Novamente, é importante verificar os dados do ano passado, principalmente os carrinhos abandonados, e tentar entender o que levou a esse ponto. Um comprador perdido pode jamais retornar para dar uma segunda chance à loja, assim como pode oferecer uma propaganda negativa do seu serviço.

Para se certificar que tudo está certo deve ser necessário simular compras como um usuário real em diferentes cenários, com diferentes plataformas, diferentes dispositivos e diferentes navegadores. Se possível, solicite a ajuda de amigos, funcionários ou mesmo testadores para averiguar se o processo de compras está funcionando de forma impecável.

Faça os ajustes finos recomendados, antes que o verdadeiro fluxo de visitantes chegue na Black Friday e no Natal.

6) Teste também todos os formulários e links importantes da loja

Não basta testar o carrinho de compras para oferecer uma experiência plena para seus consumidores. Um link apontando para o caminho errado, um formulário de registro com falhas, uma mensagem de contato que não chegue ao seu destino, qualquer um desses elementos pode significar várias vendas perdidas.

Realize testes automáticos, mas também testes manuais de diferentes áreas e formulários do seu site, para ter certeza de que estão se comportando como deveriam. Uma mudança de plataforma, uma troca de tecnologia, uma biblioteca defasada podem impactar no funcionamento de serviços e provocar falhas em sistemas que estavam funcionando perfeitamente bem até uma semana atrás. Esse é o momento para se certificar que o site está trabalhando da forma correta.

Novamente, faça testes em diferentes cenários, com diferentes plataformas, diferentes dispositivos e diferentes navegadores.

7) Desenvolva um plano de descontos e promoções e a melhor forma de divulgá-los

Certifique-se de que todos os descontos e promoções que entraram no ar no período estejam consistentes em todas as etapas do ciclo de vendas. Eles aparecem corretamente na vitrine? Eles continuam aparecendo no carrinho de compras? Na hora do checkout? Cupons de desconto estão funcionando corretamente? Tudo isso também precisa ser testado para se evitar surpresas desagradáveis para o consumidor ou mesmo para o lojista.

Esse plano de descontos e promoções também precisa ser divulgado corretamente, com os valores idênticos. Nesse momento, também entra em ação a equipe de marketing, que precisa estar em sintonia com os administradores do banco de dados, para que a oferta real chegue ao seu público alvo sem atritos no meio do caminho.

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