Resolvi escrever este pequeno artigo pois precisei encontrar uma solução para fazer com que computadores com Mac OS X tivessem acesso a intranet da empresa através de um nome e não do IP do servidor.
Para PCs com Windows não há problema pois o Windows utiliza o WINS por padrão e ele resolve o nome dos computadores como um serviço DNS.
Como não existe esse recurso por padrão no Mac OS X, precisei de outra solução, a mais rápida que encontrei foi a de alterar o arquivo hosts do sistema.
O arquivo hosts é utilizado justamente para mapear os hotsnames para os seus respectivos endereços IPs, este arquivo existe na maioria dos sistemas operacionais, inclusive no Windows.
Para alterar esse arquivo no Mac OS X siga os seguintes passos:
Passo 1: Abra o Terminal.app
Acesse Finder -> Applications -> Utilities -> Terminal.
Passo 2: Abra o arquivo hosts
Para abrir este arquivo é necessária permissão de superuser, para isso digite o seguinte comando:
$ sudo nano /private/etc/hosts
Digite sua senha de usuário quando for solicitado.
Passo 3: Altere o arquivo hosts
Este arquivo possui alguns comentários (todas as linhas iniciadas por #) e algumas configurações padrões.
A alteração é bem simples, basta digitar o endereço IP do computador que se deseja, depois dê um espaço e depois o nome que deseja que o computador seja encontrado.
Exemplo: 192.168.1.1 meuservidor
Passo 4: Salve o arquivo hosts
Após editar o arquivo, você deve salvá-lo utilizando os comandos control-o, pressione enter para confirmar o nome do arquivo e depois control-x para sair do editor.
Passo 5: Limpe o cache DNS
Após salvar o arquivo, provavelmente já deve funcionar, porém caso não funcione de primeira, tente limpar o cache de DNS de sua conexão, digitando o comando:
$ dscacheutil -flushcache
Pronto, seu Mac OS X está pronto.