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Ajudando Você a Entender as Atualizações do Google

Desde Setembro do ano passado, uma série de sites que administro perdeu mais de 50% do tráfego de internet. As estatísticas despencaram e eu fiquei sem entender o motivo. Tudo o que eu sabia era que o Google não estava mais mandando visitantes como antigamente.

O Google de tempos em tempos altera seu algoritmo de busca, fazendo um jogo de gato e rato entre seus engenheiros e os praticantes de SEO Black Hat, ou SEO do Mal, vamos chamar assim.

Se você encontrou um monte de resultados na busca que não tinham nada a ver com o que você estava procurando ou que levavam a sites que não tinham conteúdo, mas apenas toneladas de anúncios, é porque você entrou na guerra no momento em que o SEO do Mal estava vencendo.

Guerra pela primeira posição

Este tipo de cenário não é bom para você e muito menos para o Google,  cuja reputação impecável fica manchada, ainda que temporariamente. Para correr atrás do prejuízo, o Google ajusta suas fórmulas, limpa os resultados ruins, promove quem supostamente é relevante e penaliza quem não tem conteúdo, através de atualizações de nomes exóticos como “Panda”, “Pinguim” e… “Poodle”. Os SEOs do Mal descobrem uma nova brecha no sistema, alteram suas redes de sites e a guerra continua.

Neste fogo cruzado, é possível que sites legítimos acabem perdendo rankings quando as mudanças acontecem. O Google não costuma revelar oficialmente quando seu algoritmo muda e muito menos o que foi modificado. As recomendações do Google para se obter bons resultados na busca continuam imutáveis há anos.

Panda

Alguns gurus de SEO afirmam que em Setembro de 2012 o Google retirou da sua equação o peso que dava para sites que possuíam palavras-chaves dentro da própria URL.

Na prática, antes um site chamado dicasdeseo.com teria uma certa vantagem sobre outro chamado sitedojuca.com em relação ao termo de busca “SEO”, por exemplo. Com a mudança, não faria mais diferença. O objetivo do Google era punir sites com a combinação perfeita de palavras-chave no endereço, mas conteúdo fraco, e valorizar quem não conseguiu capturar um bom nome de domínio, mas tinha conteúdo relevante. Aparentemente, meu site tinha perdido a vantagem competitiva que possuía. Apesar do conteúdo atualizado, amplo e relevante para a palavra-chave.

Mas eu poderia confiar nestes rumores? O que pode ser feito para corrigir um problema destes? Alterar o endereço de sites com anos de estrada não traria qualquer benefício. Teria que me conformar com a queda e viver com a dúvida. Ou será que não?

Google Penalty Checker Tool

Felizmente, agora existe uma ferramenta que permite que você analise seu site em relação às atualizações do Google. Chama-se Google Penalty Checker Tool, da Fruition, e pode ser muito útil na hora de entender o que aconteceu.

O serviço é gratuito para até dois sites. Acima disso, fica exorbitante e mensal. Mas, para quem gerencia uma pequena quantidade de sites ou quer apenas dar uma olhada no que a ferramenta tem a oferecer, o modo gratuito é uma boa dica.

O Google Penalty Checker Tool se conecta com sua conta do Google Analytics (você precisa autorizar), analisa seu tráfego, incluindo taxas de visitação, rejeição, porcentagem de visitantes novos e outras variáveis e então compara com as datas estimadas das principais alterações do algoritmo do Google.

A partir deste cruzamento de informações, a ferramenta oferece um diagrama onde classifica o impacto de cada atualização no seu site em positivo, neutro ou negativo, com graduações. Mais do que isso, ele fornece uma breve explicação sobre como cada mudança afetou o seu site.

Google Penalty Checker Tool

De posse desta análise, você pode tomar as medidas cabíveis ou contratar os serviços de SEO da própria Fruition, a finalidade final da ferramenta, podemos dizer. Pelo menos, agora eu tenho certeza de que fui afetado pelo Exact-Match Domain  (EMD) em Setembro.

Em contrapartida, o serviço me informa que a grande atualização Panda 24 teve 100% de chances de um impacto positivo no meu site. Segundo a Fruition, esta mudança beneficiou sites que podem ser considerados “autoridades em seu tópico”. Meu ego agradece, mas não vi nada disto nas estatísticas de acesso. Agora, as maquinações de algoritmo do Google seguem menos misteriosas para mim e a guerra continua.