No último Sábado, o serviço no qual o Facebook pagou 19 bilhões de dólares saiu do ar por quatro horas. Entre os seus 450 milhões de usuários, quem estava desconfiado do futuro do WhatsApp depois da compra, teve certeza de que seus piores pesadelos estão próximos, e quem estava acreditando na parceria com a rede de Mark Zuckerberg deve ter ficado com a pulga atrás da orelha.
A verdade é que, apesar de seu altíssimo valor de compra e sua gigantesca base de assinantes, o WhatsApp não é o único serviço de mensagens no mercado. Existem alternativas de todos os tipos, todas gratuitas, algumas com maior privacidade, e até aquelas com mais funcionalidades disponíveis.
Listamos aqui 7 opções para quem quer fugir do WhatsApp:
1. Telegram
No dia seguinte à queda do WhatsApp, o Telegram recebeu 5 milhões de novos usuários e se tornou o aplicativo mais baixado para iPhone em 48 países. Então, sim, Telegram está no topo da nossa lista como o mais provável substituto do WhatsApp. Se algum dia o WhatsApp for substituído.
A maior ameaça para o crescimento do Telegram por enquanto é que ele roda oficialmente apenas em iPhone e Android, com algumas versões não oficiais sendo desenvolvidas para Windows Phone e desktop.
O grande destaque do Telegram é o seu foco em segurança e privacidade: toda comunicação é criptografada e é possível estabelecer uma comunicação em modo privado que acontece ponto a ponto, sem intermediários.
É um aplicativo ainda novo, lançado em agosto do ano passado, mas com um crescimento assustadoramente rápido. Mas, se você pensa em usá-lo para fugir das possíveis “garras tirânicas” de um rei das redes sociais, é bom lembrar que o Telegram foi criado por Pavel Durov, dono da Vkontakte, a maior rede social da Rússia.
Telegram: site oficial
2. Viber
Assim como o líder do mercado, o Viber oferece suporte a uma ampla gama de plataformas, principalmente para seu componente de envio de mensagem de texto.
É possível encontrar clientes para o aplicativo em versões para desktop (Windows, Mac, Linux), com a nova interface do Windows 8, para iPhone, Android, Windows Phone, BlackBerry, Bada, Symbian e S40. O Viber é quase onipresente.
O Viber também oferece chamadas de voz gratuitas usando sua conexão de dados para outros usuários do serviço.
Outra grande vantagem do Viber é que não há necessidade de se fazer registros. Assim como seu serviço de conversa por texto, ele não precisa de um nome de usuário e senha separados, funcionando a partir do número do seu aparelho celular.
Viber: site oficial
3. Line
Assim como o Viber acima, o Line possui clientes para quase todas as plataformas: iPhone, Android, Windows Phone, BlackBerry, Nokia Asha (S40), Firefox OS, e desktops Windows/Mac OS X.
Da mesma forma que o Viber, também possui recursos de conversa por texto e chamada de voz. Entretanto, o Line vai além e adiciona suporte a chamada de vídeo e a opção de registrar seu número através de um endereço de email.
O público-alvo do Line parece ser mais jovem, dado o foco do serviço em emoticons, jogos e stickers que não devem fazer sucesso entre os mais velhos.
Line: site oficial
4. KakaoTalk
KakaoTalk possui clientes para iPhone, Android, BlackBerry, Windows Phone e Windows PC, um número mais limitado de plataformas em relação aos seus principais concorrentes.
Embora ofereça suporte a mensagens de texto e voz gratuitas, não aceita chamada de vídeo.
KakaoTalk: site oficial
5. WeChat
WeChat é outro forte concorrente do WhatsApp, com marketing agressivo, múltiplas funcionalidades e presença em diversas plataformas.
O aplicativo tem versões para iPhone, Android, Windows Phone, S40, Symbian, BlackBerry e até mesmo uma versão que roda no navegador.
Assim como os demais serviços de mensagens, o WeChat oferece chamada por voz e vídeo, além da tradicional conversa por texto.
WeChat: site oficial
6. ChatON
Esse é provavelmente o aplicativo de mensagens móveis mais fácil de instalar para usuários de dispositivos Samsung: o ChatON já vem instalado de fábrica.
Mas o aplicativo não é exclusivo da plataforma e pode ser encontrado em quase todos os outros dispositivos: Android, iOS, Bada, BlackBerry 7 ou inferior (mas não no BlackBerry 10), Windows Mobile, Windows Phone e Windows 8.
Um dos destaques do ChatON é sua capacidade de fazer tradução simultânea, com suporte para 63 idiomas diferentes. Para quem tem amigos estrangeiros, mas não tem total domínio de sua língua ainda, é a pedida certa.
ChatON: site oficial
7. Hike
O Hike pode não ser muito conhecido por aqui, mas ele é número um entre os jovens indianos. Com 15 milhões de usuários no total, 90% deles são da Índia e 80% tem menos de 25 anos.
O aplicativo roda em iPhone, Android, Windows Phone, BlackBerry 7 ou inferior (mas não no BlackBerry 10), Symbian e S40.
Em um país similar ao Brasil, onde a conectividade das redes digitais não é 100% confiável, uma das funcionalidades matadoras do Hike é sua habilidade de disparar mensagens para contatos mesmo que eles estejam offline, gratuitamente.
Hike: site oficial