0 Compartilhamentos 11 Views

Cinco ferramentas matadoras para criar gráficos online

A informação nos dias de hoje precisa ser passada da forma mais rápida possível, mas sem perda de clareza e a maioria dos usuários irá preferir olhar para uma imagem ou gráfico do que ler um artigo ou relatório inteiro. Isso pode ser um desafio para o desenvolvedor web, mas, felizmente, agora existem maneiras práticas de inserir uma quantidade significativa de informações em uma imagem.

O objetivo de um gráfico é decompor informações complexas e apresentá-las de uma maneira que possa ser facilmente compreendida. Nesse contexto, gráficos bem executados podem ser usados para marketing, apresentações de clientes, visualização de um amplo volume de dados e várias outras finalidades.

Se antigamente, você precisava de um profissional dedicado para criar gráficos elegantes e/ou apresentar imagens estáticas de um recorte no tempo, atualmente já existem ferramentas para criar infográficos e gráficos que processam esse conteúdo visual de forma dinâmica e automática.

Características de uma boa ferramenta para gráficos online

Ao buscar uma boa ferramenta que ajude na criação de gráficos online é importante considerar vários fatores além de custo e preferências pessoais.

Escalabilidade

Embora uma solução imediata de curto prazo possa aparecer rapidamente, é preciso levar em consideração se aquela ferramenta irá atender a suas necessidades futuras também. O tempo investido na curva de aprendizado de uma determinada solução pode ser desperdiçado se a ferramenta não possuir os recursos que seu negócio ou serviço irá precisar ou se possuem limitações no volume de dados que podem impactar na sua aplicação.

Clareza

Uma vez que o objetivo é transmitir uma informação de uma forma mais fluida do que aquela obtida em textos ou tabelas simples, de nada adianta adotar uma solução que seja visualmente desagradável ao usuário, ou “poluída”. Os dados devem ser de fácil compreensão, com um estilo elegante e apresentável. Essa clareza de informações também precisa estar presente no lado do desenvolvedor, através de uma interface de usuário que ofereça navigabilidade, praticidade, atalhos e legibilidade.

Maleabilidade

Dados e parâmetros podem mudar de acordo com a necessidade de quem visualiza a informação. Para atender a diferentes públicos, é necessário que a ferramenta permita mudanças em sua visualização e no tipo de dados que ela importa e manipula. Cada site e serviço tem necessidades variadas e conseguir uma solução de geração de gráficos que se ajuste em diversos cenários evita a confusão visual e facilita o desenvolvimento e a manutenção dos gráficos.

Com base nesses quesitos, analisamos e selecionamos cinco alternativas que não irão pesar no seu bolso e podem atender a suas necessidades de criação de gráficos online.

1) Vizzlo

Essa ferramenta online gratuita permite que você escolha entre mais de 100 modelos diferentes para criar diversos tipos de gráficos, como diagramas Venn, mapas, gráficos Gantt, linhas do tempo, roadmaps e várias outras formas de apresentar informações visualmente. A limitação aqui é a presença de uma marca d’água com o logotipo do serviço, mas a versão Premium do Vizzlo é uma assinatura mensal que não pesa no orçamento e ainda permite acesso a versões em PDF de alta resolução dos gráficos gerados.

2) Online Chart Tool

Essa é mais uma alternativa que oferece diversos tipos de gráficos para diferentes necessidades com um visual elegante e discreto. A ferramenta é extremamente customizável com elementos selecionáveis e estilos variados, além de etiquetas e fontes personalizadas. Apesar da oferta de configurações, a ferramenta surpreende pela simplicidade, sem custo algum, seu uso dispensa até mesmo a necessidade de um registro, embora seja possível criar uma conta no serviço. Oferece versões para download dos gráficos e suporte a seis linguagens (mas não Português).

3) Infogram

Essa ferramenta também não apresenta custo algum em sua versão mais básica e oferece nada menos que 37 diferentes tipos de gráficos interativos. Os resultados impressionantes e o custo imbatível tornaram esse serviço uma alternativa bastante popular no mercado, entre empresas dos mais diversos segmentos, com cerca de 800.000 gráficos já criados através da plataforma. Permite a importação de dados por CSV e XSL,  traz recursos nativos de compartilhamento e hospedagem na nuvem e sua versão paga não impacta no orçamento.

4) RAW Graphs

Essa ferramenta é uma das mais sofisticadas disponíveis no mercado e ainda assim não apenas consegue oferecer o serviço gratuitamente como ainda traz o código aberto no Github. Dispensa registros para uso e sua interface é extremamente fluida, gerando visualizações em formato de vetor (SVG) ou imagens rasterizadas (PNG) . Essa é uma alternativa portanto capaz de atender desde quem precisa de agilidade para começar a produzir gráficos impressionantes quanto aqueles que desejam customizar a solução dentro de seu projeto.

5) Chart Studio

Anteriormente conhecido como Plot.ly, essa ferramenta combina o poder do D3.js com o formato WebGL, além de trazer integração com banco de dados SQL. Apesar desses recursos poderosos, a solução mantém sua simplicidade e é possível gerar gráficos atraentes e precisos sem a necessidade de se mexer em código, através de um editor nativo que roda online. O resultado visual fica armazenado na nuvem e pode ser compartilhado ou embutido em documentos e páginas da web. O serviço oferece versões comerciais ainda mais robustas e traz código Open Source para quem deseja mergulhar fundo na solução.

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (06/12)
Notícias
10 visualizações
Notícias
10 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (06/12)

Carlos L. A. da Silva - 6 de dezembro de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como bloquear trolls no Twitter em larga escala
Dicas
10 visualizações
Dicas
10 visualizações

Como bloquear trolls no Twitter em larga escala

Carlos L. A. da Silva - 4 de dezembro de 2019

Ninguém está livre de cair na mira de uma horda virtual e saber se defender é fundamental.

Conheça a diferença entre Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Aprendizado Profundo
Artigos
12 visualizações
Artigos
12 visualizações

Conheça a diferença entre Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Aprendizado Profundo

Carlos L. A. da Silva - 30 de novembro de 2019

Na linguagem coloquial, esses termos até se confundem mas, tecnicamente, não são a mesma coisa.

Mais publicações

Como aproveitar ao máximo a Área de Transferência do Windows 10
Dicas
19 visualizações
19 visualizações

Como aproveitar ao máximo a Área de Transferência do Windows 10

Carlos L. A. da Silva - 28 de novembro de 2019
Tudo que você precisa saber sobre o USB4
Artigos
45 visualizações
45 visualizações

Tudo que você precisa saber sobre o USB4

Carlos L. A. da Silva - 25 de novembro de 2019
Promoções de Jogos do Final de Semana (22/11)
Notícias
21 visualizações
21 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (22/11)

Carlos L. A. da Silva - 22 de novembro de 2019